Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina registra cinco novas mortes por dengue segundo novo boletim

26/05/23 às 10:06 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (25), o boletim atualizado com informações sobre a situação da dengue em Londrina. O relatório, com dados compilados até 24 de maio, indica cinco novas mortes pela doença e soma 50.956 notificações desde a primeira semana de janeiro. Durante esse mesmo período, foram confirmados 17.600 casos.


Os registros compilados até quarta-feira (24) informam também que 6.698 casos suspeitos foram descartados, e outros 26.658 estão em andamento.


Nessa semana, o número de óbitos em Londrina provocados pela dengue chegou à marca de 22 mortes, com cinco novas confirmações. Três pacientes do sexo masculino, com 42 anos, 86 anos e 100 anos, faleceram, respectivamente, nos dias 22 de abril, 25 de abril e 15 de maio. Todos estavam internados, e possuíam comorbidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
AUXÍLIO DE R$ 80

Cerca de 900 famílias cadastradas recebem cartão Comida Boa em Londrina

Imagem de destaque
"MEDALHA SUPER OURO"

Queijos produzidos em Londrina são conhecidos mundialmente e premiados

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Homem morre após carro ser esmagado por caminhões na BR-376 em Maringá

Imagem de destaque
ARMADOS

Homens roubam praça de pedágio em Jacarezinho nesta segunda-feira; veja vídeo


Também foram registradas outras duas mortes causadas pela dengue, em mulheres. Uma paciente, de 82 anos, que residia na região do Jardim Leonor, faleceu em 16 de maio. E no dia 20 de maio, houve mais um óbito, de paciente com 60 anos, que morava na área do Patrimônio Três Bocas. Ambas possuíam comorbidades.


Atendimento – Para assistência à população que apresenta sintomas de dengue, ou já possui o diagnóstico confirmado, a SMS direcionou três Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo. São as UBSs do Maria Cecília, Vivi Xavier e Santiago, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h.


Neste sábado (27), excepcionalmente, as UBSs Vivi Xavier e Santiago estarão abertas das 7h às 19h. Já a unidade do Maria Cecília encerra os atendimentos na sexta-feira (26), e segunda (27) retomará o funcionamento regular para todos os pacientes, em geral.


Além das três UBSs, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará também é referência para dengue, com funcionamento 24 horas, diariamente.


Combate à dengue – De segunda a sexta-feira, os agentes de Controle de Endemias da SMS executam diversas ações para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, e bloquear a circulação do vírus nos locais com maior registro de notificações ou casos confirmados.


Esse trabalho envolve a aplicação do inseticida, via bomba costal; atendimento de casos suspeitos, com busca de novos sintomáticos e eliminações de possíveis criadouros; monitoramento através de armadilhas ovitrampas; mutirões e limpeza de imóveis críticos; e também ações educativas em escolas e empresas, e várias outras atividades.


E sábado (27), das 7h30 às 13h30, os agentes voltam às ruas nas regiões da cidade que estão com maior incidência de casos de dengue. Será feita a vistoria dos imóveis que estavam fechados durante a semana, bloqueios em locais com concentração de casos notificados em um curto espaço de tempo, entre outras vistorias.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá