Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

18 de Maio: Londrina tem Blitz Educativa em combate ao abuso sexual infantil

17/05/23 às 20:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quinta-feira (18), será realizada uma Blitz Educativa em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” na Avenida Dez de Dezembro.


A ação já está em sua terceira edição consecutiva e é uma parceria entre a Promotoria da Infância, Vara da Infância e Vara do Adolescente, Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, COMPAZ, Londrina Pazeando, entre outros. 


Neste ano, o ponto de encontro é na Av. Dez de Dezembro nº 7130, das 9 às 11 horas. O objetivo é mobilizar a sociedade londrinense e convocá-la para o engajamento e sensibilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
TEMA DE REUNIÃO

Apucarana receberá um museu dedicado à história do boné e do vestuário

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Apucarana anuncia cursos na área têxtil em projeto que dá direito a bolsa

Imagem de destaque
2.800 INSCRITOS

Prova do teste seletivo para professores municipais será realizada no domingo

Imagem de destaque
LEVADO PARA O HE

Trabalhador de 70 anos cai de cerca de dois metros em obra e convulsiona



Outras ações

Além disso, uma exposição mostrará trabalhos produzidos por adolescentes do Centro de Socioeducação (CENSE I e II), e apresentação artística de Taiko com crianças e adolescentes, de 6 a 13 anos, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Instituto União para a Vitória. O transporte aos alunos foi viabilizado pela CMTU, juntamente a uma companhia de ônibus da cidade. Durante toda a Blitz Educativa, um carrinho irá ofertar pipoca e algodão doce para o público presente.

À tarde, das 14h às 15h, a programação na zona sul terá encontro de contação de história na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2.266. A abordagem será do livro “O Segredo de Tartanina”, obra escrita por psicólogas do CREAS e voltada ao público infantil, tendo como foco a prevenção e proteção do abuso sexual. Nesta mesma biblioteca está ocorrendo uma mostra, com a temática do 18 de Maio, que pode ser visitada diariamente pelo público, reunindo trabalhos de crianças e adolescentes, de escolas municipais, estaduais e daqueles atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da região sul.


O Compaz e o Londrina Pazeando, que colaboraram na divulgação das ações referentes do Dia 18 de Maio, estarão presentes colaborando com a entrega dos panfletos, conversando com a comunidade, levando suas bandeiras e avatares pacifistas.



Do outro lado de Londrina, na região norte, a Rede Intersetorial dessa área fará seu evento, no dia 18, das 9h às 10h, em frente ao SESC Norte, na avenida Saul Elkind, 1.555, Conjunto Vivi Xavier. A mobilização também irá integrar vários serviços desse território, com atividades em alusão ao Dia 18 de Maio, promovendo orientação focada na prevenção de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Já na parte oeste do município, a equipe da Rede Intersetorial Oeste B e parceiros realizam, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), das 9h às 11h, e das 13h30 às 16h30, uma ação com a presença dos serviços da rede de proteção. O local será a rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita. A agenda contará com apresentações culturais, contação de história, exposição dos trabalhos das crianças e adolescentes das escolas e serviços de convivência, aulão de capoeira e outros. Participam o CRAS Oeste B, CREAS Oeste, Cepas Leonor, Cepas Santiago, Pastoral de Nazaré, escolas municipais e estaduais da região oeste.


Live – Outra atração, também no dia 18, será uma palestra on-line organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Das 19h às 20h, o encontro levantará o tema “A proteção da criança e do adolescente vítima de abuso ou exploração sexual”, conduzido pela promotora de Justiça Suzana de Lacerda e a psicóloga do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil, Cristina Watarai. A transmissão ao vivo será feita pelo canal no YouTube da Gerência de Formação Continuada da SME.


Rua de Recreio – Além das atividades do dia 18 de maio, outra ação será desenvolvida na sexta-feira (19), das 13h às 16h, quando o CRAS Sul B, em parceria com o serviço de convivência da Escola Oficina Pestalozzi, ofertará brincadeiras, atividades recreativas e culturais e exposição de atividades. Com o tema Direito de Brincar, a rua de recreio funcionará na rua Diógenes de Lima Bravo, 213, Jardim Perobal, região sul.


Ato público no dia 20 – Neste sábado (20), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza o Ato Público de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes. A atividade inicia às 8h, com ponto de concentração em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no Calçadão, e a caminhada seguirá até a Concha Acústica, na Praça 1° de Maio.


Está prevista a participação de diversas entidades, órgãos e serviços voltados à proteção dos direitos da criança. A programação inclui apresentações culturais, manifestações e ações lúdicas para sensibilizar a comunidade sobre o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Mostra de trabalhos na Região Norte – No dia 27 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede Intersetorial Norte A realizará, das 9h às 12h, a II Mostra de trabalhos das crianças e adolescentes inseridos nos serviços da rede.


Nesse dia, serão ofertadas várias atividades e serviços à comunidade. O encontro irá ocorrer nas dependências do Conselho Tutelar da Região Norte, na rua dos Pintores, 73.


As atrações incluem exposição de trabalhos, bazar social, aferição de pressão, testes de glicemia, apresentações culturais, corte de cabelo, oficinas e divulgação e orientação da rede de serviços.

 Gostei 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá