As mães de crianças de uma creche filantrópica do Jardim São Fernando, de Londrina, fecharam uma rua na tarde desta terça-feira (11) em forma de protesto, pois as unidades de ensino filantrópicas da cidade não receberam agentes da Guarda Municipal para zelar pela segurança dos alunos.
A Guarda Municipal tem disponibilizado seu efetivo para fazer a segurança das escolas de Londrina, porém, as creches filantrópicas não foram contempladas. Além disso, o patrulhamento só deve ir até quarta-feira (12), após essa data, segundo o secretário de Defesa Social, outras estratégias serão estudadas.
Inicialmente havia cerca de 50 mães no ato, mas algumas tiveram que deixar o local por conta dos filhos. De acordo com a Bruna Pereira, as crianças não conseguem se defender. “Como vamos trabalhar e deixar nossos filhos na creche sem segurança? Aqui não faz parte da prefeitura, mas os uniformes são da prefeitura e eles dão materiais. Como não vamos ter segurança? (...) Ontem eu não fui trabalhar e hoje eu fui com o coração só Deus sabe como”, diz a mãe emocionada.