Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mais de 3 mil alunos das escolas municipais visitam a 60ª ExpoLondrina

05/04/22 às 17:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Mais de 3 mil alunos da rede municipal de ensino de Londrina estão visitando a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), que segue até o dia 10 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga. Desde a última segunda-feira (4), as crianças e seus professores têm visitado diversos pontos, que servem para exemplificar na prática os ensinamentos dados em sala de aula. Ao todo, 15 escolas municipais estão credenciadas para a visitação, o que deve acontecer até sexta-feira (8).

Na manhã desta terça-feira (5), por exemplo, cerca de 150 crianças da Escola Municipal Américo Sabino Coimbra (zona norte) foram até a maior feira agroindustrial da América Latina. À tarde, das 14h às 17h, outras 150 devem ir até o local. Com isso, todos os 750 estudantes da unidade escolar do Conjunto Residencial Vista Bela terão participado da Expolondrina. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, as escolas se organizam voluntariamente com os pais de alunos para levá-los a feira, que já é tradição na cidade e região. Além disso, as visitas escolares sempre têm objetivos pedagógicos envolvidos, fora toda a magia que ela oferece. “A Expolondrina tem várias oportunidades que os professores sabem aproveitar muito bem. A gente costuma chamar essas visitas de aulas de campo, porque todos os lugares escolhidos para a visita mostram algo que está na grade curricular escolar, por isso eles conseguem ver na prática o que é ensinado na sala de aula”, explicou Moraes.

O percurso de visitação inclui a Via Rural (Fazendinha), que conta com 11 mil metros quadrados para a divulgação de tecnologias e projetos relacionados à natureza, às energias renováveis, às pequenas usinas de biogás e biotecnologia; soluções para pequenos produtores; aquicultura; agroturismo; plantas medicinais, flores e paisagismo; e produção de produtos lácteos, como leite, iogurte e doce de leite.

Leia mais:

Imagem de destaque
PASSAVA ÓRGÃO GENITAL

Após denúncias, Polícia Civil prende médico por abusos sexuais contra pacientes

Imagem de destaque
TENTOU FUGIR

Homem com mandado de prisão em aberto é baleado pela Polícia Militar

Imagem de destaque
MOTORISTAS CONFUSOS

Problema em semáforo da Winston Churchill pode ter gerado multas irregulares

Imagem de destaque
ATENÇÃO MORADORES

Mutirão da dengue em Apucarana atende Núcleo Adriano Correia nesta terça-feira

Além disso, as crianças conhecem o stand da Fiação de Seda Bratac Ltda., onde conhecem a história da maior produtora e exportadora de fios de seda do Ocidente e podem ver na prática o bicho-da-seda e a produção de fios desse tecido. Outro espaço educativo é o stand da Dengue, organizado pelos agentes municipais de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); assim como o Super Aquário; o stand sobre geração de energia elétrica da Copel e a parte dos animais de grande e pequeno porte.

Segundo a diretora da unidade escolar, Patrícia Cavalcanti Shinaide, a visitação é muito produtiva, porque além de ensinar na prática os conteúdos que estão no livros, as crianças se divertem e têm experiências únicas, o que é importante, principalmente, depois de dois anos de pandemia. “Estamos vendo as crianças muito animadas e felizes por estarem aqui, ao ar livre, em contato com a natureza e com os animais. A parte da Fazendinha é muito importante, porque é uma aula de campo, com uma experiência muito rica e única, cheia de novidades. Durante nossa visita na parte dos lacticínios, por exemplo, uma das crianças falou que achava que o leite vinha da caixinha e não da vaca. A outra disse que nunca tinha andado de ônibus. Então, nessas horas, vemos como é importante proporcionarmos momentos fora da sala de aula, porque as crianças aprendem se divertindo e experienciam coisas novas”, disse Shinaide.

De acordo com dados da organização da Expolondrina, mais de 17 mil alunos de escolas públicas e privadas de Londrina e região, idosos e estudantes das Apaes devem passar pela feira nesta semana. As visitas foram agendadas e são gratuitas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá