Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Marinha do Brasil conclui Operação Verão 2022/23 na região oeste do Paraná

15/03/23 às 13:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) encerraram a Operação Verão 2022/23, com ênfase na orientação sobre o uso do colete salva-vidas, que se iniciou em 15 de dezembro de 2022 e foi concluída nesta quarta, 15 de março de 2023, nos lagos e rios do oeste do Paraná.


A Operação caracterizou-se pela intensificação de ações de Inspeções Navais, realizadas na área de Jurisdição que compreende um total de 310 municípios, com destaque para os rios Paraná e Iguaçu, que fazem fronteira com Paraguai e Argentina, respectivamente, onde há maior concentração de embarcações, especialmente na área do lago de Itaipu, onde embarcações de esporte e recreio são mais presentes. Neste período, militares da Marinha do Brasil (MB) estiveram presentes também em eventos náuticos, característicos na época de férias da comunidade e durante feriados prolongados, como o Carnaval.


Durante as ações, no intuito de prezar pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nas águas e prevenção da poluição hídrica, militares nas rampas de acesso ou a bordo de lanchas, além de fiscalizar estado das embarcações inspecionadas e documentos, realizaram também ações de orientação e conscientização para condutores e passageiros acerca de segurança da navegação e obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas. Nas missões empregadas, foram realizadas 3.317 abordagens, com 220 notificações emitidas e 14 embarcações apreendidas por irregularidades. 161 militares das CFRP e DelGuaíra e 31 embarcações e viaturas foram empregadas diretamente na operação.

Leia mais:

Imagem de destaque
BR-369

Motorista não percebe vala e fica preso em obra do viaduto da PUC

Imagem de destaque
SENTIDO ZONA SUL

Acidente envolve três carros na Avenida Dez de Dezembro

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende 2,5 toneladas de maconha escondidas em carga de soja

Imagem de destaque
TRÂNSITO

HB20 capota após batida com Onix no bairro Alto Alegre


Apesar do encerramento da Operação Verão, a MB segue realizando regularmente inspeções navais em sua área de jurisdição ao longo de todo o ano e reitera sobre a obrigatoriedade do uso de colete-salva vidas durante a navegação.


A MB incentiva a participação da população, mesmo que não tenha embarcação, mas que testemunhar alguma irregularidade: disque 185 e fale com o serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR), que tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


© Copyright 2023 Grupo Tarobá