Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mês da Consciência Negra homenageia Yá Mukumby e promove eventos culturais

19/11/22 às 11:06 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, conta, em Londrina, com eventos diversificados ao longo de todo o mês. O objetivo dos debates, homenagens e mostras artísticas é promover a conscientização e celebrar o Mês da Consciência Negra. As atividades são realizadas pela Gestão de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (NEAB/UEL).


Na noite desta sexta-feira (18), a partir das 19h, o Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85, Centro) será palco da cerimônia de entrega oficial do título de Doutora Honoris Causa a Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, importante liderança do movimento negro londrinense e falecida em 2013. O título foi concedido com unanimidade pelo Conselho Universitário da UEL, tornando Yá Mukumby a primeira mulher negra a receber esta honraria da instituição.


A cerimônia terá também apresentações artístico-culturais, com a presença do rapper Leandro Palmeira, dos sambistas Braguinha e Luisa Braga, das cantoras Silva Borba e Cecília Bandeira, do grupo Maracatu Semente de Angola e da Associação dos Ogãns de Londrina. O público pode retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do teatro.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM AGENDAMENTO

Cambé amplia vacinação da gripe para toda a população com mais de 60 anos

Imagem de destaque
CONFIRA

Economia Solidária divulga horários de vendas dos produtos de Páscoa

Imagem de destaque
ATENÇÃO APUCARANA

Mutirão contra dengue atende região do Jardim das Flores nesta quarta-feira

Imagem de destaque
FERIADO DE PÁSCOA

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo aeroporto de Londrina nos próximo dias


Ainda no rol de homenagens para Yá Mukumby, já foi realizada, na noite de quinta-feira (17), a mesa-redonda “Yá Mukumby e militância negra”, com Joaquim Braga e Dona Ilda de Oliveira. O evento foi mediado pela gestora municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL.


O projeto “Quizomba: samba e outros batuques”, encerra domingo (20) a agenda de homenagens. Promovido pela Vila Cultural Alma Brasil e o Maracatu Semente de Angola, com apoio da Secretaria Municipal de Cultural, o evento terá uma edição especial de 17 anos, no Dia da Consciência Negra. As atividades culturais começam às 15h, na Praça da Vila Brasil (Rua Argentina, 693, Vila Larsen 1). Algumas das atrações são o sambista Braguinha, o Maracatu Semente de Angola e Marambaia Geral.


Dentre os outros eventos que serão realizados ao longo do Mês da Consciência Negra, está a 37ª Mostra Afro Brasileira. Produzida pelo Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro Brasileira (IMECAB), a Mostra teve início no último dia 9 de novembro e seguirá até 4 de dezembro. Realizada anualmente de forma ininterrupta, este ano a exposição terá eventos remotos e presenciais na Associação Médica de Londrina, localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, Centro.


Integrando a Mostra está sendo realizado o 37º Salão de Artes Plásticas, sob curadoria do músico Vagner Nogueira, com apresentações de 11 artistas.


No domingo (20), será promovida a 6ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que fará um tributo especial às cantoras Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Alcione. Serão apresentadas 15 composições. O espetáculo musical será no Centro Cultural da Região Norte e Biblioteca Lupércio Luppi, localizados na Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Maria Cecília.


Como encerramento das celebrações do Mês da Consciência Negra, a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial promove, junto com lideranças femininas do Movimento Negro de Londrina, a 2ª Feira Afro Cultural Criativa, de 2 a 4 de dezembro, na Concha Acústica de Londrina (Rua Piauí, 130). Estarão presentes dez empreendedoras e empreendedores negros para comercialização de bens e produtos de valor cultural, além de também promover artistas, designers, comunidades tradicionais, moda, artesanato e gastronomia afro-brasileira.


A Feira também terá uma programação musical diversificada com grupos de samba, pagode, rap afro e outros. A comunidade ainda poderá participar de oficinas de percussão, dança, canto, acrobacias, arte de rua, composição musical, interpretação, introdução às artes plásticas e de trança afro-brasileira. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá