Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara de Vereadores fará sessões itinerantes pelos bairros de Cascavel

26/01/23 às 09:21 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Nos próximos dois anos a Câmara de Cascavel será presidida por uma nova Mesa Diretora, sob o comando do vereador Alécio Espínola (PSC), presidente, Melo (Progressistas) como 1º Vice-Presidente, Valdecir Alcântara (Patriota) como 2º Vice-Presidente, Mazutti (PSC) como 1º Secretário e Sadi Kisiel (Pode) como 2º Secretário. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (25).


Esta será a terceira gestão de Alécio Espínola à frente do legislativo cascavelense, que marcou sua administração da Casa pela economia de recursos e devolução recorde aos cofres da prefeitura. Foram R$ 30,3 milhões devolvidos ao Poder Executivo em quatro anos. Para a próxima gestão, Alécio quer manter a celeridade na votação de projetos que são essenciais para o povo cascavelense, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos. “Quando andamos na rua, percebemos o impacto direto que as políticas públicas que votamos têm na vida das pessoas, como a construção de restaurantes populares, a melhoria do transporte coletivo e os programas de assistência social e geração de emprego”, destacou o presidente.


Durante a posse, os novos integrantes da Mesa reafirmaram o compromisso com a promoção de debates democráticos, pautados pela diversidade de ideias, abertos à população e fieis ao dever dos vereadores de propor projetos relevantes, fiscalizar os atos do Poder Público e dar voz a todos os segmentos da comunidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
DE 10 A 14 ANOS

Arapongas abre vacinação contra a dengue nesta terça-feira

Imagem de destaque
HANNAN SILVA

"Mesmo morto, meu filho clama por justiça", diz mãe de jovem morto em 2019

Imagem de destaque
ENTREGA EM SETE MESES

Cambé inicia obra de revitalização da Avenida José Bonifácio

Imagem de destaque
RUA GUAPORÉ

Homem é preso e adolescente apreendida por pichação de estabelecimento no centro


Na cerimônia, que lotou o plenário, estiveram presentes o prefeito Leonaldo Paranhos, secretários municipais, presidentes e diretores de autarquias e departamentos da prefeitura, o deputado estadual Batatinha, presidentes de partidos políticos, representantes da sociedade civil organizada, como OAB, Sindilojas, Sindicato Rural, Acic, Sociedade Rural e Apae, o Major Cícero Tenório, do 6º Batalhão da Polícia Militar, além de familiares e amigos dos vereadores escolhidos para gerir a Câmara nos próximos dois anos.


A eleição que decidiu qual seria a nova Mesa aconteceu ainda em julho do ano passado e desde 1º de janeiro deste ano os vereadores já desempenham suas funções.

 

O que faz a Mesa Diretora


Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2023 tem um orçamento superior a R$ 32 milhões e mais de 170 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.


O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.


O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.


O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá