Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério Público de Cascavel lança campanha de prevenção à violência e intolerância

18/03/23 às 11:31 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Às vezes em algumas situações extremas seja no trânsito, numa discussão mais acalorada no trabalho ou até mesmo dentro de casa, é preciso respirar duas vezes para não “perder a cabeça” e algo do cotidiano acabar numa tragédia. 


Para sensibilizar a comunidade a ter mais empatia e ser mais tolerante em situações do dia a dia que são mais desafiadoras, a 5ª e 16ª Promotorias do Ministério Público encabeça a campanha “Deixa pra lá! Tem alguém que te espera”, que tem o apoio da Prefeitura de Cascavel, Câmara de Vereadores, 15ª SDP e Agecin. A proposta contra a violência é engajar todos na missão de salvar vidas. 


DEIXA PRA LÁ

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA BOLETIM

Londrina tem mais de 1,4 mil novos casos de dengue em uma semana

Imagem de destaque
TRAGÉDIA NO TRÂNSITO

Motociclista de 20 anos morre em batida frontal com carro no Alto Alegre

Imagem de destaque
PEDIU SOCORRO POR APP

Homem é levado para delegacia após quebrar medida protetiva contra ex-mulher

Imagem de destaque
PREPARATIVOS

Protocolo atesta saúde de animais que começaram a chegar na ExpoLondrina

Para dar literalmente voz à campanha, a cantora cascavelense Vicka é a compositora da música tema da ação, que pretende tocar os corações da população para que juntos possamos unir forças em prol de uma sociedade consciente de seu papel, mais solidária, sem brigas e em que pessoas não virem números em estatísticas de vidas perdidas por conta da violência. 


O lançamento da campanha "Deixa pra lá! Tem alguém que te espera”, será no dia 30 de março, às 19h, no Hooligans Pub de Cascavel, que fica na Rua Paraná, 4024. A produção levou cerca de seis meses de trabalho, incluindo materiais de conscientização que serão divulgados ao longo de todo o ano. Serão inúmeras ações permanentes, envolvendo MP, Prefeitura de Cascavel, Câmara Municipal, 15 SDP e Agecin, com portas abertas para todas as parcerias que queiram multiplicar a campanha. Uma rede de embaixadores multiplicadores também está sendo criada, envolvendo influenciadores e profissionais de comunicação.



NÃO VALE A PENA

O promotor de Justiça, Alex Fadel, destaca que o objetivo do projeto é conscientizar as pessoas de que não vale a pena deixar a raiva, os impulsos e o estresse tomar conta de suas atitudes. “Nunca sabemos com quem estamos discutindo. Por isso, um mero xingamento qualquer pode se transformar numa grande confusão e as consequências podem ser caóticas: processo penal, cadeia, hospital e até morte”, frisa.


Segundo o promotor, que diariamente vê muitas situações em que uma ação impensada vai parar no banco dos réus, é mais importante ser tolerante e até mesmo levar o chamado “desaforo para casa”.  “As pessoas têm o direito de errar. E esses erros, ainda que afetem você - uma fechada no trânsito, uma palavra meio ‘atravessada’, um troco errado - devem ser encarados como parte da nossa vida em sociedade. Faz parte do jogo uma pessoa errar em alguma coisa. E não é por causa disso que a outra tem que partir para a agressão. Errar é humano”, pontua Fadel. 

O mote da campanha é justamente de “Deixa pra lá”. Não vale a pena se colocar em risco por uma situação passageira. Se você se sentir ofendido ou for ameaçado, pode deixar na mão da Justiça. O promotor lembra de procurar a polícia ou até mesmo o Ministério Público, no Fórum de Cascavel. E se você presenciar uma situação de agressão, acione a PM pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153. 


O prefeito Leonaldo Paranhos, lembra que a campanha é contra todo tipo de violência: seja contra a criança, no trânsito, contra o idoso, contra a mulher. “Esse problema também é nosso. É meu, é seu, é de toda a sociedade. Não podemos deixar que um minuto de intolerância condene toda nossa vida. Pense que em casa tem sua família que te espera. Não tome atitudes intempestivas que vão te custar seu futuro. Vamos nos mobilizar e disseminar essa mensagem do ‘Deixa pra lá’. E se precisar de ajuda, conte com nossa rede de atendimento”. 


DENUNCIE

Você, cidadão, também pode auxiliar nessa campanha compartilhado os materiais que serão disponibilizados. Se ver uma situação de violência contra a mulher, acione a Patrulha Maria da Penha, pelo telefone 153 da GM. 


O Dique 100 também é um canal de denúncias. Em situações em que idosos estão em risco, denuncie. 

Os conselhos tutelares da cidade também estão à disposição da população para garantir que todos os direitos das crianças sejam garantidos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá