Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministro André Mendonça recebe título de Cidadão Honorário na Câmara

04/03/23 às 10:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Luiz de Almeida Mendonça foi homenageado na noite de sexta-feira (3) pela Câmara Municipal de Londrina, em solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário. A honraria foi concedida por meio da lei municipal nº 13.373/2022, de autoria do vereador Nantes (PP). O evento ocorreu na Sala de Sessões da Casa e teve transmissão pelo Facebook e Youtube do Legislativo.


Mendonça foi ministro da Justiça e Segurança Pública do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como advogado-geral da União. Indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, recebeu aprovação no Senado Federal em 1º de dezembro de 2021, tomando posse no dia 16 de dezembro do mesmo ano.
 

No início de sua vida profissional, porém, André Mendonça morou e trabalhou em Londrina. Após atuar como advogado privado e ocupar o posto de advogado da Petrobras Distribuidora entre 1997 e 2000, ele ingressou por concurso público na Advocacia-Geral da União (AGU), quando se mudou para o município do Norte do Paraná com o objetivo de exercer a função de procurador-seccional da União. 

Leia mais:

Imagem de destaque
VIU EM FILME

Mulher engole pacote de fumo por medo de ir presa e ficar sem tabaco

Imagem de destaque
POLICIAL

Delegado Fabiano Moza fala sobre homicídio registrado no bairro Morumbi

Imagem de destaque
POLICIAL

Carro que pode ter sido utilizado em homicídio é apreendido pela DH

Imagem de destaque
APUCARANA

Mulher de 20 anos fica ferida após capotamento no Contorno Sul na BR-376


“Nós tivemos conhecimento de que o ministro morou em Londrina de 2000 a 2006 e que aqui ele iniciou a atividade profissional dele na Advocacia-Geral da União, no ano 2000. De lá para cá ele vem conquistando cargos no Judiciário e isso despertou nossa atenção, porque o começo foi aqui. E não é só isso, aqui ele teve seus dois filhos, então ele tem uma família londrinense”, afirmou o vereador Nantes (PP) em entrevista a jornalistas antes da solenidade.


Enquanto exercia o cargo de procurador-seccional da União em Londrina, Mendonça também cursou Teologia na Faculdade Teológica Sul Americana, o que permitiu a ele credenciar-se como pastor junto à Igreja Presbiteriana do Brasil. “Eu cheguei a Londrina num sábado, em 5 de fevereiro de 2000. E como foi? Aos 16 anos eu virei para meus pais e disse: eu vou para o seminário, não vou fazer faculdade. E meu pai disse que não, primeiro eu teria de fazer faculdade. Eu não queria fazer Direito. Quando terminei a faculdade, meu pai já havia falecido. Minha mãe disse, então, que eu teria antes de ter um emprego estável para sustentar minha família. Quando passei no concurso da AGU, eu só queria ir para uma cidade onde pudesse fazer seminário”, afirmou o ministro.


Autoridades


A cerimônia desta sexta contou com a apresentação de canto do Grupo Apocalipse, formado por integrantes da Igreja Assembleia de Deus. A solenidade também teve a presença de deputados estaduais, federais e de diversas autoridades judiciárias, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. Keppen chamou a atenção para as grandes responsabilidades que o cargo de ministro traz e ressaltou a importância da presença de André Mendonça em Londrina. “Quando um ministro do STF deixa suas importantes funções em Brasília para vir até aqui, isso para nós tem um significado muito grande”, disse.


O prefeito Marcelo Belinati (PP) ressaltou a ligação de Mendonça com a cidade, onde o homenageado conseguiu conciliar a carreira jurídica com a eclesiástica. “Londrina tem 53 instituições de ensino, é um grande polo educacional. O ministro me contava que o motivo de escolher Londrina foi justamente a possibilidade de conciliar o trabalho na AGU com uma instituição de ensino que possibilitasse a ele realizar uma outra atividade, a de pastor”, afirmou.


O evento de entrega do título de Cidadão Honorário foi transmitido pelas redes sociais da Câmara, onde o vídeo continua disponível.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá