Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Moradora que teve casa financiada construída em cima de mina d'água pede solução

28/06/22 às 13:48 - Escrito por

O Grupo Tarobá de Comunicação tem acompanhando a situação de moradores de conjuntos habitacionais financiados por meio do programa Minha Casa Minha Vida que têm enfrentado transtornos por conta de problemas na estrutura. Em alguns casos, diante da falência da construtora responsável, a Caixa Econômica tem contratado empresas para realizar reparos.


Mas em outras, moradores buscam ajuda há anos, sem sucesso. Há cerca de seis meses mostramos o drama vivido por uma moradora do conjunto habitacional Gralha Azul. A casa dela foi construída em um terreno onde existe uma mina d'água e os problemas não param de aparecer. Sem respostas dos responsáveis o caso está agora nas mãos do Ministério Público Federal.


O drama da dona Josefa, começou assim que a casa foi entregue, há cerca de 5 anos. De lá pra cá a situação só vem ficando mais delicada e preocupante. A mina d'água existente no terreno chegou a ser canalizada, o que não resolveu o problema, já que há indícios de que a terra está cedendo em diversos pontos do terreno e segundo ela os alagamentos continuam sendo frequentes. 


A estrutura do imóvel também tem sido prejudicada pela situação. A base da casa tem cedido e buracos são visíveis, assim como rachaduras também se multiplicam. Outra a situação que tira o sono da moradora é a água que verte do muro que fica aos fundos do terreno.


Cansada de procurar ajuda, ela contratou uma perícia, que apontou risco do imóvel desmoronar caso nenhuma medida em relação à mina seja tomada. 


Há cerca de seis meses ela buscou ajuda na comissão de direito do consumidor da Câmara de Vereadores e desde então o presidente, vereador Celso Dal Molin, tem atuado no levantamento de informações. 


Sem sucesso nas tentativas de diálogo com os órgãos responsáveis, uma denuncia foi protocolada nesta segunda-feira no Ministério Público Federal.


A Caixa Econômica Federal emitiu uma nota sobre o caso:


"Informamos que o Residencial Gralha Azul foi contratado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa I - FAR, sendo construído e entregue pela construtora Cidade Bela responsável pela obra. Em razão da existência de reclamações registradas no Programa De Olho na Qualidade não atendidas pela construtora a empresa está impedida de realizar novos projetos com o banco. A CAIXA contratou nova empresa para atendimento aos reparos cabíveis, à luz das regras do Programa.

 

A CAIXA disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento a reclamações sobre possíveis vícios construtivos nos imóveis dos empreendimentos dos Programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela, através do telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais localidades) ou pelo site https://www.caixa.gov.br/faleconosco.

 

Em relação a demanda da moradora, o banco esclarece que enviará equipe técnica no local conforme disponibilidade da moradora."


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá