Cidade

Moradores denunciam estado de abandono da Capela Mortuária do Cemitério Padre Anchieta

25 jan 2023 às 17:44

Moradores do Jardim Ideal entraram em contato com o Grupo Tarobá de Comunicação denunciando o estado de abandono da Capela Mortuária do Jardim Ideal, em Londrina. Imagens mostrando o mato alto e a pichação, revelam como está o local que foi fechado em 2020 em razão da pandemia, quando a realização de velórios foi suspensa, e permanece assim até hoje.


No dia 1º de setembro de 2021, a capela teve o portão furtado e a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) precisou realizar a substituição, com o custo de R$ 4 mil. Em nota, a prefeitura de Londrina informou que pretende reformar a capela mortuária.


“Existe um projeto em elaboração que contempla a substituição de toda a calçada externa do Cemitério Padre Anchieta, bem como a troca do muro atual por muro de “paliteiros”, semelhantes aos já utilizados no Cemitério João XXIII. Também será feita uma nova arborização em volta do cemitério. Existem estudos para construção de uma nova capela mortuária mais próxima ao cemitério ou até mesmo no interior do cemitério Padre Anchieta, se houver possibilidade técnica para tal”, disse o comunicado emitido pela prefeitura.


As críticas realizadas pelos moradores também se estendem ao Cemitério Padre Anchieta. “Tenho meu pai, mãe e irmã enterrados ali. Tinha que mandar arrumar, porque não tem como usar ali. Ficou a noite ali, é roubado. Eles têm que arrumar tudo, não só a capela, porque está abandonado”, disse uma das moradoras Maria Alves.


Ainda de acordo com a nota da prefeitura, a capela do Padre Anchieta possui diversos problemas estruturais e de acabamento devido à atos de vandalismo que ocorreram no local. “Devido à situação atual da capela, somada à baixa procura para realização de velórios especialmente no período noturno, visto que a construção fica em uma via isolada próximo ao uma linha férrea e ainda com a previsão de futura reforma do Cemitério Padre Anchieta, foram priorizadas reformas e melhorias em outras capelas e salas de velório para melhor atendimento da população londrinense”. 



Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá