Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Moradores denunciam poluição sonora causada por clube de tiro

02/06/23 às 13:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No bairro Maria Luiza, moradores relatam que estão tendo a tranquilidade quebrada. O motivo? O barulho de tiros. Os estampidos passaram a fazer parte da rotina desde que um clube de tiro se instalou na região. 


A área fica entre o bairro e a BR-277, em meio a mata que faz divisa com a casa do Celso. Quando ele adquiriu o terreno para construir, optou pelo último lote do condomínio, justamente pelo sossego, que segundo ele, já não existe mais. 

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Ao menos duas pessoas morrem em grave acidente entre três veículos na BR-277 em Palmeira

Imagem de destaque
BALANÇO

Mais de 2.200 pessoas se vacinam durante mutirão em Londrina no final de semana

Imagem de destaque
CÂMERA FLAGROU

Motociclista é arremessado após colisão com carro no Residencial Quadra Norte

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende grande quantidade de maconha em carro abandonado na BR-163


Segundo o morador, os fins de semana passaram a ser de perturbação. Um vídeo feito por ele mostra o quanto os estampidos geram incômodo.


Outros moradores também reclamam. A queixa chegou à Secretaria de Meio Ambiente do município, que foi questionada sobre a liberação da atividade próximo a área residencial e sem nenhuma forma de isolamento acústico. 


Em Cascavel, existem oito clubes de tiro com inscrição municipal, sendo cinco em área urbana e três em área rural. Segundo a secretaria de finanças uma das exigências necessárias é a apresentação de alvará da delegacia de explosivos e munições. 


No caso do clube de tiro que fica no jardim Maria Luiza, os moradores também buscaram respostas junto ao Instituto Água e Terra, questionando o licenciamento ambiental para o desempenho da atividade. Um relatório de inspeção ambiental chegou a ser expedido. No documento consta que "foi verificado que não havia medidas efetivas de isolamento acústico". 


No momento da instalação do clube de tiro, houve dispensa estadual de licença ambiental. A dispensa foi cancelada e por isso o órgão passou a exigir o licenciamento. O IAT exigiu também o laudo de ruído e medidas de isolamento acústico, para adotar medidas imediatas a fim de evitar incômodos aos moradores. O não cumprimento implicaria em autuação e o prazo se encerrou no dia 19 de dezembro de 2022. Ocorre que o barulho permanece. 


Um abaixo assinado foi encaminhado ao Ministério Público. A promotoria já iniciou a fase de oitivas, ouvindo todas as partes e deve se pronunciar somente ao final desta etapa do trabalho. 


Nossa equipe foi também conhecer a versão do outro lado. O advogado do clube de tiro recebeu a nossa equipe e deu esclarecimentos e a versão do clube sobre os fatos. Confira a reportagem completa no vídeo acima.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá