Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Morre Dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo emérito de Cornélio Procópio

02/08/20 às 12:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O bispo emérito de Cornélio Procópio Dom Getúlio Teixeira Guimarães, 82, morreu na manhã deste sábado (1º). Segundo a prefeitura do município, ele passava por um tratamento em Londrina, voltou a Cornélio e morreu no hospital da Unimed de Cornélio Procópio por complicações cardíacas. Ele foi velado na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio e enterrado na manhã deste domingo (02).

Segundo a Mitra de Cornélio Procópio, Dom Getúlio, foi o terceiro Bispo da Diocese de Cornélio Procópio. Nasceu aos 17 de outubro de 1937 em Cipotânea, Minas Gerais. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 04 de agosto de 1966, em Barbacena/MG. Aos 22 de março de 1981, foi ordenado bispo auxiliar de Ponta Grossa. A ordenação episcopal foi na mesma cidade. São João Paulo II, o nomeou Bispo residencial de Cornélio Procópio, a posse deu-se em 20 de maio de 1984. Após 30 anos de dedicação e zelo, Dom Getúlio passou a ser Bispo Emérito, residindo em Cornélio Procópio. Durante toda a sua vida em nossa Diocese, Dom Getúlio colocou em prática o seu lema de ordenação “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem).

CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 2 também se manifestou e em nota informou que recebeu, com pesar, a notícia do falecimento de Dom Getúlio Teixeira Guimarães. “Como pastor zelosíssimo pelo rebanho assumiu o múnus episcopal com grande preocupação evangelizadora na Diocese de Cornélio Procópio. Convocou e animou os diocesanos (as) para se doarem à missão dando um novo impulso à Evangelização e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja. O Regional Sul 2 da CNBB louva a Deus pela vida deste grande bispo, agradece a Dom Getúlio pela sua vida doada pela igreja no Paraná e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos. Que os Santos Arcanjos o acompanhem neste seu retorno à casa do Pai”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá