Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Morre o empresário e ex-prefeito de Cascavel, Jacy Scanagatta

23/04/23 às 10:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Morreu neste domingo, o empresário e ex-prefeito de Cascavel Jacy Miguel Scanagatta, aos 88 anos de idade. 


Gaúcho de Erechim - RS, ele nasceu em 27 de setembro de 1934 e chegou a Cascavel em 1959. No ano de 1965 foi eleito vice-prefeito da cidade e em 1976 se elegeu prefeito da cidade, ficando no mandato de 1977 até 1983. Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte. Com o término do mandato, em 1991, não se candidatou à reeleição, abandonando a política para dedicar-se aos seus negócios.


Durante sua gestão como prefeito da cidade, Scanagatta foi responsável por grandes obras, como do Aeroporto Municipal, da Praça do Migrante, Lago e Zoológico Municipal, Terminal Rodoviário, Estádio Olímpico Regional, Centro Esportivo Ciro Nardi, Centro Cultural Gilberto Mayer, Praça Parigot de Souza, além da criação de núcleos industriais e de escolas. Foi também na gestão de Scanagatta que houve a urbanização da Avenida Tancredo Neves e o asfaltamento de diversos bairros de Cascavel.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto e outro fica gravemente ferido em desavença na praia de Itaipulândia

Imagem de destaque
POLICIAL

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Santa Tereza do Oeste

Imagem de destaque
EM CAMBÉ

Homem que morreu eletrocutado estaria furtando fios de obra, segundo perito

Imagem de destaque
QUEDA DE ÁRVORE

Grande árvore cai e interdita Rua Pato Branco em Cascavel


Ainda não há detalhes sobre horário e local do velório e sepultamento de Jacy Scanagatta.


A Prefeitura de Cascavel lamentou a morte de Scanagatta por nota, e decretou luto de três dias.


"É com profundo pesar que o Município de Cascavel e o prefeito Leonaldo Paranhos lamentam a morte do ex-prefeito Jacy Miguel Scanagatta, ocorrida neste domingo (23). Importante líder não só em Cascavel, mas em todo o Paraná, a trajetória política de Jacy foi marcada por grandes realizações que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Município durante sua gestão entre de 1977 a 1983.  Jacy deixa um grande legado que jamais será esquecido. Seu trabalho como líder político contribuiu em prol do bem-estar da população. O Município decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito, que também foi vice-prefeito e deputado federal constituinte. Neste momento de dor, expressamos nossas condolências aos familiares e amigos de Jacy Miguel Scanagatta, desejando que encontrem conforto em suas lembranças e em Deus."

O Prefeito Leonaldo Paranhos também se manifestou sobre o caso. 


"É com profunda tristeza que registramos nesse domingo, o falecimento do nosso querido irmão Jacy Miguel Scanagatta. [...] Um homem que dedicou a sua vida a cidade de Cascavel, ao Paraná e ao Brasil. Um homem qued dedicou sua vida a ajudar transformar a nossa cidade, a nossa região, e com muito zelo cuidou da cidade, e com muito amor, com muito carinho dedicou a sua vida a sua família também e construiu uma grande família. O Jacy é um homem que será lembrado por todos nós pela sua vontade, pelo seu jeito, pelas suas conquistas. Pelas grandes obras que fez em Cascavel. Um prefeito reconhecido, um homem dedicado com uma visão muito longa da nossa cidade. É um dia triste para todos nós, mas um dia de muitas lembranças e de reconhecimento a família Scanagatta", afirmou Paranhos.



Diversos segmentos da sociedade lamentaram a morte do ex-prefeito de Cascavel, confira:


Sociedade Rural do Oeste do Paraná


A Sociedade Rural do Oeste do Paraná lamenta profundamente o falecimento do ex-prefeito de Cascavel, Jacy Miguel Scanagatta.


Jacy, que nasceu em Erechim (RS), em 27 de setembro de 1934, também foi deputado federal.

Em 1954 mudou-se para Santa Catarina, onde se estabeleceu no ramo madeireiro. Em 1959 mudou-se para Cascavel, onde, em 1965, foi eleito vice-prefeito.

Em 1976 voltou para a política e se elegeu prefeito de Cascavel. Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte. Com o término do mandato, em 1991, não se candidatou à reeleição, abandonando a política para dedicar-se aos seus negócios.


Em sua gestão como prefeito, construiu o Aeroporto Municipal, a Praça do Migrante, o Lago Municipal, o Zoológico Municipal, o Terminal Rodoviário, o Estádio Olímpico Regional, o Centro Esportivo Ciro Nardi, o Centro Cultural Gilberto Mayer, a Praça Parigot de Souza, a criação de núcleos industriais, a construção de escolas, a urbanização da Avenida Tancredo Neves e o asfaltamento de boa parte dos bairros da cidade.


Como deputado federal, foi um dos signatários da Constituição Federal de 1988.


AMOP


A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente, Jacy Miguel Scanagatta, neste domingo (23/04).


Nascido em Erechim (RS), em 27 de setembro de 1934, Jacy Scanagatta mudou-se para Cascavel em 1959, atuando no ramo madeireiro.


Em 1965, Scanagatta foi eleito vice-prefeito de Cascavel e em 1976 se elegeu prefeito da cidade. A AMOP foi presidida por ele de 07/12/1978 a 23/03/1979, tendo imprimido também sua marca diferenciada na entidade municipalista.


Na política, Scanagatta ainda ocupou o cargo de deputado federal constituinte, deixando contribuições concretas para a formatação da Constituição Federal de 1988. Após o mandato, decidiu deixar diretamente a política, dedicando-se aos seus negócios.


Seu legado, enquanto homem público, foi extraordinário, fruto de sua atuação visionária. Como prefeito, foi responsável por grandes e estruturantes obras de Cascavel, como o Aeroporto Municipal, o Lago Municipal e o Estádio Olímpico Regional.


Scanagatta também atuou firmemente no desenvolvimento industrial de Cascavel, por meio de núcleos industriais e na urbanização da cidade. Seu legado é usufruído pela população ainda hoje, em todas as áreas, e é referência de planejamento e eficiência. 


Além de um gestor a frente de seu tempo, Scanagatta era um grande entusiasta do municipalismo.


Os 58 prefeitos e prefeitas da AMOP se solidarizam com a família Scanagatta, compartilhando sinceras condolências. 


O legado de Jacy Miguel Scanagatta seguirá vivo e sua história sendo exemplo para a gestão pública e para o municipalismo!


AMIC


A Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná – AMIC PR expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Cascavel, Jacy Miguel Scanagatta, neste domingo (23/04).


Morador de Cascavel desde 1959, quando iniciou sua atuação no ramo madeireiro, Jacy se destacou na política como vice-prefeito e, especialmente, como prefeito, tendo atuado também como deputado federal constituinte.


Em sua gestão como prefeito, de 1977 a 1983, Scanagatta imprimiu um ritmo extraordinário de desenvolvimento para Cascavel, sendo responsável por grandes obras como o Aeroporto Municipal, o Estádio Olímpico Regional e o Lago Municipal. Sua administração é vista como visionária e exemplar.


Nos negócios, Jacy fez o sobrenome Scanagatta se tornar referência de coragem, inovação e sucesso. Atuando em diversas frentes, gerou empregos e oportunidades para milhares de famílias, contribuindo diretamente com o desenvolvimento do setor privado de Cascavel. É um modelo de inspiração no empreendedorismo!


A AMIC PR se solidariza com a família Scanagatta de forma sincera, rogando conforto ao coração de todos. 


O legado de Jacy jamais será esquecido!


ACIC


A Acic lamenta profundamente o falecimento do ex-prefeito Jacy Miguel Scanagatta. Líder à frente do seu tempo, Jacy deixa uma história de exemplos, trabalho e grandes realizações tanto como empresário Como homem público.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá