Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP recomenda AIFUs para coibir consumo e venda de cigarros eletrônicos

30/01/23 às 17:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Após um balanço divulgado pela Receita Federal mostrar um aumento de 103% no número de apreensões de cigarros eletrônicos em Londrina, em 2022, o Ministério Público (MP) expediu, nesta segunda-feira (30), recomendação administrativa a autoridades municipais a fim de coibir o consumo e comercialização dos produtos na cidade.


Entre as ações, o MP, através da promotora Susana de Lacerda, sugere a realização de Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU), por parte do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) e do 30º Batalhão da PM, sem prejuízo de outras ações já realizadas.


Além disso, recomenda também campanhas educativas de conscientização e prevenção ao tabagismo em todas as suas formas, inclusive dentro de escolas públicas e particulares, por parte das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Batida entre caminhões resulta em incêndio na BR-376 em Imbaú

Imagem de destaque
CASO NICOLY

Pescador encontra corpo que pode ser de adolescente desaparecida em Porecatu

Imagem de destaque
ACIDENTE

Criança fica ferida após derrubar chaleira de água nas pernas no bairro Claudete

Imagem de destaque
APARECIDINHA

Submetralhadores de fabricação artesanal são apreendidas na zona norte


Nas escolas fica proibida a posse, guarda, uso e manuseio de cigarro eletrônico (e-cigaretes, e-ciggy, ecigar ou denominações congêneres) em todas as instalações. Caso o produto seja encontrado na posse dos alunos, a recomendação é que sejam apreendidos e identificado o local e a pessoa com quem o menor conseguiu o cigarro eletrônico. Também é necessário comunicar os pais ou responsáveis e, caso seja constatado negligência é preciso encaminhar cópias dos documentos ao Conselho Tutelar.


A recomendação foi destinada ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, ao secretário de Saúde, Felippe Machado, à secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal, à chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, ao delegado chefe da 10ª Subdivisão Policial, Amarantino Neto e aos comandantes do 5º BPM e 30º BPM, tenente-coronel Nelson Villa e tenente-coronel Marcos Tordoro, respectivamente.


Foi fixado o prazo de 15 dias, a contar do recebimento, para que os destinatários se manifestem sobre o acatamento da recomendação. 


Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, até as 17h30, ainda não foram notificados.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá