Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico de Londrina recebe show em programação da 16ª Primavera dos Museus

23/09/22 às 08:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Até o próximo domingo (25), Londrina participa da 16ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. Neste ano, o evento comemora o bicentenário da Independência do Brasil, completado no último dia 7 de setembro.


A Primavera dos Museus é um programa desenvolvido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no qual as instituições locais possuem autonomia para desenvolver sua programação, a partir de um tema nacional.


Na sexta-feira (23), às 19h30, será promovida a palestra “Diários Litográficos: Memória da Pedra”, com Raphael Menten e Carolina Sobreira, na sala 683 do Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também na sexta-feira (23), a partir das 19h30, o Museu Histórico de Londrina recebe o show musical das Black Divas Singers, que apresentarão samba, jazz, reggae e outros ritmos.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM CORNÉLIO PROCÓPIO

Polícia Rodoviária Federal apreende carro carregado com maconha na BR-369

Imagem de destaque
EM FAXINAL

Condutor é preso com cerca de 26 mil maços de cigarros em carro furtado

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

Polícia Civil prende em flagrante "uber do tráfico" de Castro

Imagem de destaque
PCPR

Polícia Civil prende homem que abusava sexualmente da própria filha em Ponta Grossa


Ainda no Museu Histórico, no sábado (24), das 9h às 17h, será realizada a Feira do Coletivo Black Divas que, através do estímulo ao empreendedorismo e diversidade dos negócios, busca a ampliação e empoderamento das mulheres para a geração de renda no pós-pandemia.


Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelle, a Primavera dos Museus é um momento em que as instituições locais museológicas e de outras naturezas, bem como produtores culturais, se aproximam. “Nesses eventos, atendemos a população de forma conjunta. São momentos em que levamos a produção cultural para fora dos museus, por meio de exposições, palestras e ações diversas. Sempre participamos dos calendários nacionais, tanto que, nestas 16 edições de Primavera dos Museus, nós estivemos presentes em todas”, frisou.


A diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, destacou que as atividades escolhidas para este ano foram focadas no tema da Independência.


“Nossa programação foi pensada a partir de questões que estamos enfrentando há 200 anos. Ainda hoje, temos muitas pessoas sofrendo com a fome e pobreza; a população negra ainda não teve a oportunidade de ter o seu espaço digno na sociedade; os indígenas estão sendo cada vez mais massacrados; e as mulheres continuam a sofrer em meio à sociedade sexista. Então, nossa programação foi em busca de trazer essas pessoas, por meio de palestras, rodas de conversas, show, feira e demais propostas”, salientou.

Realização

As atividades da programação visam a divulgação e valorização dos museus brasileiros, incentivando a visitação e reforçando a relação entre os museus e a sociedade através da arte e cultura.


Em Londrina, a programação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu de Arte de Londrina; Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss; Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – Universidade Estadual de Londrina e Sesc Londrina Cadeião Cultural.  Estão sendo promovidas exposições, palestras, exibição de filme, roda de conversa, show musical, feira e ação educativa. Todas as atividades são gratuitas.


Os interessados que se inscreverem antecipadamente terão direito a certificados de participação e, para aqueles que não se inscreverem, a participação é bem-vinda, porém, sem direito à certificação. A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá