Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico recebe mais uma edição do “Diálogos sobre o Cinema de Udihara”

25/03/23 às 11:02 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, o Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” recebe o 3º encontro do “Diálogos sobre o Cinema de Udihara”. A atividade, além de gratuita, também é livre para todos os públicos. O encontro é uma realização do projeto coordenado por Caio Cesaro e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O endereço do Museu Histórico é Rua Benjamin Constant, 900, Centro.


De acordo com o projeto denominado “O cinema de Udihara faz 90 anos – Remasterização de trecho do acervo fílmico de Hikoma Udihara”, quatro títulos do acervo cinematográfico do cineasta serão remasterizados e passarão a fazer parte do patrimônio do Museu Histórico de Londrina ao final do processo, uma vez que o espaço é, atualmente, o detentor legal dos direitos cinematográficos de Udihara.


Os títulos que fazem parte do processo são: “Cartazes e Ônibus”, de 1948; “Piquenique e Churrascada”, de 1948; “Preparativos à Visita de Getúlio Vargas”, de 1941 e “Inauguração de Prédio dos Correios”, de 1949; totalizando cerca de 25 minutos de imagens.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JATAIZINHO

Prefeitura abre inscrições para cadastro reserva de estágio remunerado

Imagem de destaque
QUERIAM ROUBAR A CARGA

Carreta carregada de cerveja tomba na BR-376 e motorista fica ferido

Imagem de destaque
COM AULA INAUGURAL

Projeto Letramento Digital abre terceira turma em Londrina em mais 24 escolas

Imagem de destaque
TRANSTORNOS

Moradores do Conjunto Maria Celina devem deixar casas a pedido da Defesa Civil


Segundo o responsável técnico, Caio Cesaro, a ideia do projeto é apresentar e discutir o cinema de Hikoma Udihara, cuja obra audiovisual completou 90 anos em 2022. “Desde o ano passado, estamos trabalhando na remasterização inédita das obras cinematográficas criadas pelo cineasta, utilizando novas técnicas e suportes digitais, como resolução Full HD ou superior. Com base neste processo, promovemos estes encontros no Museu para apresentar à comunidade todos os resultados e soluções criativas que encontramos no decorrer das etapas, alinhando a história de Udihara com a apresentação das técnicas, da estética e das tecnologias aplicadas na remasterização”, explicou.


A duração da atividade é de, aproximadamente, 90 minutos. Além deste próximo debate, outros quatro encontros do “Diálogos sobre o Cinema de Udihara” já estão programados para os próximos meses, sendo dois encontros presenciais no Museu, nos dias 15 de maio e 19 de junho, e outros dois transmitidos online, com link a ser divulgado, entre os meses de abril e julho.


Sobre Udihara – Nascido a 7 de novembro de 1882, na província de Kochi, no Japão, Udihara chegou ao Brasil em 28 de junho de 1910, no porto de Santos (SP). Por volta de 1920, começou a se dedicar ao ramo de corretagem e colonização, fundando colônias e núcleos de imigrantes japoneses. No ano de 1922, a convite do gerente geral da Companhia, Arthur Thomas, ingressou na Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), se tornando agente exclusivo da CTNP para negociações com japoneses. Neste contexto, Udihara passou a filmar a região de Londrina para convencer colonos japoneses de outras regiões brasileiras a se instalarem na cidade.


O cineasta prosseguiu com seus filmes e vendas até 1969, e faleceu em agosto de 1972, em São Paulo, após sofrer um derrame cerebral e ficar paralítico. Ao longo de 37 anos, fez cerca de 124 filmes curtos, que, segundo Caio Cesaro, totalizam 10 horas de filme. Todos no estilo de documentários, sem montagem, e com impressionante equilíbrio nos enquadramentos. Atualmente, parte da obra fílmica encontra-se disponível em VHS no acervo do Museu Histórico de Londrina e a outra parte está preservada em São Paulo, na Cinemateca Brasileira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá