Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Museu Internacional de Arte será instalado em Foz do Iguaçu

28/06/22 às 13:58 - Escrito por

O governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, assinaram convênio com o Centro Pompidou, da França, e a Renault do Brasil, para o desenvolvimento do projeto. 


O governador do estado comentou que a negociação com a instituição francesa foi iniciada há dois anos e Foz foi a cidade escolhida para sediar o primeiro museu Pompidou da América Latina. Segundo ele, o objetivo é atrair um novo nicho de turistas para a cidade.


Mais do que um museu de arte, o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema e centro de música e estudos acústicos. É também um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. 


Além da sede francesa, o Pompidou possui suas unidades, na Bélgica, Espanha e China. Instalado há 45 anos em um dos bairros mais antigos de Paris, o centro tem também um acervo de mais de 100 mil obras.


De acordo com a prefeitura de Foz, o Município foi procurado pela superintendente-geral da Cultura do Governo do Estado, que apresentou o projeto à equipe da Fundação Cultural. Após essa assinatura do convênio, será construída a modelagem do projeto, com aprovação do Centro Pompidou. 


Na sequência, o projeto arquitetônico do museu será escolhido por meio de um concurso cultural com engenheiros e arquitetos de todo o Brasil. A área prevista para a obra é de 10 mil m², onde serão abrigadas diversas manifestações culturais e incentivada a produção cultural da região.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá