Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

No Dia Mundial da Saúde Bucal, Uopeccan faz alerta para o câncer na região

20/03/23 às 08:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A boca é a entrada para diversos nutrientes no organismo, mas também, para a entrada de doenças, como é caso do câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer). Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data que possui como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de uma boa alimentação, higienização bucal correta e, especialmente, sobre reduzir ou abandonar vícios nocivos, como cigarro e alcoolismo.


“O câncer bucal está intimamente correlacionado com o hábito de fumo e o consumo de bebidas alcoólicas diários por muitos anos, assim como um estado nutricional precário tem demonstrando ser outro fator relevante. Um meio bucal saudável é imprescindível, pois traumas recorrentes, como os causados por próteses antigas e desajustadas, em associação com os hábitos nocivos, como o fumo e álcool, podem levar ao desenvolvimento dessa patologia”, alerta o Cirurgião Bucomaxilofacial da Uopeccan de Cascavel, Jean Carlos Della Giustina.


O profissional salienta que esta doença se manifesta em pessoas entre a 4ª e 5ª década de vida, sendo que os homens são os mais acometidos. No entanto, as mulheres têm representado números expressivos nas estatísticas, visto que estão consumindo mais cigarro e álcool. De acordo com o INCA no ano de 2020, foram estimados 11.180 homens e 4.010 mulheres acometidos pela doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM AGENDAMENTO

Cambé amplia vacinação da gripe para toda a população com mais de 60 anos

Imagem de destaque
CONFIRA

Economia Solidária divulga horários de vendas dos produtos de Páscoa

Imagem de destaque
ATENÇÃO APUCARANA

Mutirão contra dengue atende região do Jardim das Flores nesta quarta-feira

Imagem de destaque
FERIADO DE PÁSCOA

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo aeroporto de Londrina nos próximo dias


Outros fatores de risco igualmente devem chamar a atenção: mascar tabaco, infecção pelo HPV tipo 16, excesso de gordura corporal, idade, imunossupressão. Quem se encaixa no grupo, deve ficar atento aos principais sintomas: “o câncer oral se caracteriza por uma lesão ulcerada de bordas endurecidas, que sangra facilmente e que não cicatriza em 15 dias, ou seja, feridas. Assim como lesões em forma de placas brancas ou vermelhas”, explica o Dr. Jean Carlos Della Giustina.


O profissional finaliza com um alerta: se uma lesão na cavidade oral não cicatrizar em 15 dias, é essencial buscar um profissional, como o cirurgião Bucomaxilofacial e o cirurgião de Cabeça e Pescoço para uma avaliação.


Tratamento contra o tabagismo é oferecido pelo SUS

Pessoas que desejam parar de fumar e também aquelas que possuem dificuldade para abandonar o hábito, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) mais próximo e solicitar o tratamento de tabagismo, que faz parte do SUS e inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e abordagem medicamentosa, em casos necessários.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá