Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nova licitação é lançada para retomada das obras da Cidade Industrial

03/10/22 às 18:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina publicou nova licitação de Concorrência Pública para selecionar empresa que execute a implantação da Cidade Industrial de Londrina. Para realizar essa obra, a empresa deverá apresentar uma proposta comercial com valor máximo de R$ 41.986.866,82, junto com documentos que comprovem sua habilitação jurídica mais qualificação técnica e econômico-financeira. 


O loteamento da Cidade Industrial de Londrina será executado em um terreno com área total de 395.172,58 m2, situado no prolongamento da Avenida Saul Elkind, no Lote 285/289-B e parte do Lote 285/289-A da Gleba Jacutinga. Essas obras já haviam sido licitadas e iniciadas anteriormente, porém a Prefeitura rescindiu contrato com a construtora responsável por descumprimento do cronograma e do contrato firmado à época.


Agora, a continuidade dos serviços, que estavam em fase inicial, será realizada por outra construtora. Os lotes da Cidade Industrial terão toda infraestrutura necessária para abrigar indústrias e empresas, resultando em novos empregos e desenvolvimento da região.

Leia mais:

Imagem de destaque
RESULTADOS NEGATIVOS

Após 23 anos, Grupo Dia fecha mais de 300 supermercados em todo o Brasil

Imagem de destaque
67 MULHERES

Apenadas da Cadeia Pública Feminina de Goioerê realizam mamografias

Imagem de destaque
PREVENTIVAMENTE

Vizinho que atirou em vendedor passa por audiência de custódia e segue preso

Imagem de destaque
CARTEIRA ASSINADA

Região metropolitana de Londrina tem saldo positivo para vagas de trabalho


Os investimentos para a Cidade Industrial são oriundos do governo do Paraná, mediante financiamento com a Paranacidade, mais contrapartida do Município. E o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, ressaltou a importância da retomada da implantação da Cidade Industrial, para toda a cidade. “É uma obra de infraestrutura que vai ao encontro de uma necessidade, para enfrentar um gargalo que temos de áreas disponíveis para industrialização. Esses loteamentos vão gerar empregos e desenvolvimento para a cidade, abrindo um novo ciclo. As pessoas voltaram a acreditar na cidade, temos cada vez mais empresas vindo para cá, ou seja, é um ciclo virtuoso de desenvolvimento e a Cidade Industrial será o maior símbolo disso. Com certeza, entregaremos essa obra ainda no mandato do prefeito Marcelo Belinati, repercutindo em bons frutos para as décadas futuras de Londrina”, afirmou.


O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, explicou que serão disponibilizados 90 lotes, com metragem de 2 a 6 mil metros, e várias empresas já manifestaram interesse. “Aqui na Codel temos recebido empresas e indústrias interessadas em se instalar na Cidade Industrial, e já foram mais de 200. Após avançarmos nessa etapa de licitação, quando a obra iniciar lançaremos um edital para avaliar a venda dos terrenos com base em dados como número de empregos gerados e arrecadação, entre outros. O modelo não está fechado, mas a ideia é comercializar os lotes com um subsídio”, adiantou.

Ubiratan acrescentou que, dado o valor máximo proposto para o edital, grandes empresas sejam atraídas para participar dessa Concorrência Pública. “Após os reajustes, com todo esse aumento dos insumos de construção necessários para a infraestrutura, boas empresas e sérias devam disputar esse edital. E agradecemos o movimento conjunto do governo municipal e estadual para fazer essa grande obra em Londrina”, disse.


Em relação aos serviços que a construtora deverá executar, o edital inclui terraplanagem, pavimentação asfáltica, implantação de meio-fio e sarjeta, sinalização de trânsito, drenagem, iluminação pública, arborização, paisagismo, rede de água e coleta de esgoto, entre outros.


Em relação aos prazos do processo licitatório, o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, explicou que dentro do cronograma há uma etapa de avaliação das propostas comerciais e documentos de habilitação entregues pelos concorrentes. “Leva de 30 a 45 dias a análise das planilhas de custo e de documentação de habilitação, incluindo prazos de recurso. Ou seja, nossa expectativa é assinar o contrato em dezembro e começar o ano de 2023 com as obras em andamento. Iniciada a obra, o prazo máximo de conclusão é de 540 dias”, detalhou.


Pode concorrer qualquer empresa do ramo e formalizada, que atenda aos critérios previstos no Edital de Concorrência Pública n° 0020/2022, disponível no Portal da Prefeitura. “Inserimos no edital todos os documentos e comprovações de habilitação permitidos por lei para uma obra deste porte, portanto a expectativa é ter uma empresa com condições de finalizar a obra adequadamente. Importante citar que há permissão de consórcios, isto é, empresas podem se consorciar para disputar conjuntamente o edital, o que abre possibilidade para novos licitantes”, acrescentou Cavazotti.


Em caso de dúvidas sobre a licitação, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Gestão Pública. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo telefone (43) 3372-4284 ou pelo e-mail [email protected].

© Copyright 2023 Grupo Tarobá