Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nova praça e ciclovia a beira do Lago Igapó II é entregue à população de Londrina

24/01/23 às 17:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A população de Londrina tem mais um local para descansar na beira do Lago Igapó II. Isso porque, no final de dezembro, a Prefeitura de Londrina finalizou a nova praça da zona sul, localizada na Rua José Giroldo, no Parque Guanabara. Com cerca de 2 mil m², o espaço conta com bancos de concreto coloridos e de madeira, lixeiras, bebedouros, iluminação em LED e calçadas com piso tátil para pessoas com deficiência.


Na praça, a Prefeitura também fez o plantio de grama e de várias mudas de árvores, como de dracena-vermelha, lapanthus e ipê-rosa para garantir mais sombra e embelezar o local. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a região da Gleba Palhano e do Parque Guanabara tem poucas praças e áreas de descanso para a população, por isso o investimento na localidade. “Ali, era uma área que não tinha nenhuma utilidade e nós construímos não só uma linda praça, mas também uma ciclovia, que agora é bastante frequentada pelos moradores e por todos que frequentam o Lago Igapó II para a prática esportiva e para o lazer”, contou.


A ciclovia na Rua José Giroldo mede 2,8 metros de largura e tem cerca de 500 de extensão, ligando a Avenida Madre Leônia Milito à Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, que margeia o Lago Igapó II. Ela foi criada como compensação pela retirada da antiga situada na Avenida Ayrton Senna, que tinha muita declividade e não oferecia as condições mais adequadas aos usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATRAÇÃO GRATUITA

Feira Gastronômica da Concha terá como atração a banda Bora nesta sexta

Imagem de destaque
DEMORA NO SOCORRO

Mulher se sente mal e sofre hemorragia na recepção da TV Tarobá nesta quinta

Imagem de destaque
ENTENDA

Anvisa volta a proibir a comercialização do álcool 70% em todo o Brasil

Imagem de destaque
24ª PARTICIPAÇÃO

Cooperativa Integrada marca presença na 62ª edição da ExpoLondrina em 2024


Depois de estudos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria de Obras e Pavimentação (SMOP), a escolha pela construção da ciclovia na Rua José Giroldo foi a solução encontrada. Ali, há menos inclinação do solo e menor fluxo de veículos, o que dá mais segurança para os ciclistas, motoristas e pedestres. “A ciclovia da José Giroldo, nós fizemos para cobrir uma necessidade da Gleba Palhano e do Parque Guanabara de ter ciclovia. Desativamos a antiga, na Av. Ayrton Senna, em função dela ser pouquíssimo usada, por ser muito íngreme e só esportistas conseguiam utilizá-la, e essa lacuna foi coberta com a nova ciclovia. As ciclovias são uma tendência das grandes cidades, principalmente das grandes metrópoles”, afirmou Canhada.


Ao todo, foram investidos cerca de R$ 500 mil nessa nova praça e ciclovia. A empresa responsável pelos trabalhos foi a Iguaçu Construções e Comércio. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização fez a pintura dos mobiliários do local.


Ciclovias – Além dessa ciclovia, a Prefeitura de Londrina tem investido na construção de diversas outras espalhadas pelo Município. A ideia é promover a mobilidade urbana sustentável e garantir aos cidadãos o direito de acessos aos espaços de maneira segura e eficiente.


Para isso, desde quando assumiu a atual administração, em 2017, até o momento, o prefeito Marcelo Belinati já construiu 22.356 metros de ciclovias. Destas, 2,5 km foram feitos já no primeiro ano de mandato. Em 2018 foram executados mais 4,9 km; seguidos por 2,4 km em 2019; outros 2,8 km em 2020; quase 9 km em 2021 e 510 no ano passado. Além dessas, outros 5.725 metros de ciclovias estão em execução, o que totalizará mais de 28 mil metros feitos pela atual gestão. São elas: as ciclovias da Avenida Rio Branco, da Avenida das Laranjeiras, do Vale do Rubi e da Avenida Harry Prochet.


Entregas recentes – Entre as últimas entregas, estão as ciclovias da Rua José Giroldo e as Avenidas Angelina Ricci Vezozzo e Guilherme de Almeida. Para se ter uma ideia, de 1988, quando foi implantada a primeira ciclovia londrinense, na Avenida Leste Oeste (no trecho oeste) até o final de 2016, havia sido executado 30,8 km de ciclovias, ou seja, em seis anos foi construída quase a mesma extensão do que havia sido executado nos 28 anos anteriores. Em breve, o prefeito Marcelo Belinati deve assinar a Ordem de Serviço para a execução da Avenida Giocondo Maturi (Vista Bela).


Sobre os usos das ciclovias – De acordo com uma pesquisa realizada pela Diretoria de Trânsito e Sistema Viário do Ippul, em 2013, com 1.600 usuários de bicicletas como meio de transporte, foi possível verificar que 41% dos ciclistas utilizam esse modal para atividades de lazer. Em seguida, 35% pessoas vão para o trabalho de bicicleta e outros 24% usam ela para chegar até a escola ou outro local de estudo.


A primeira pesquisa feita pela Prefeitura nesse sentido, foi em 2006, quando se verificou que 88,4% das pessoas que usavam as bicicletas para o deslocamento ao trabalho eram homens, sendo que a maioria com idades entre os 19 aos 35 anos (58%) que percorriam de 2 a 10 km e levavam cerca de 30 minutos para isso.


Baseado nessas informações, a Prefeitura de Londrina elaborou uma proposta de rede cicloviária com diretrizes para a execução das ciclovias, que deu origem ao PlanMOB 2020. Ele consiste em uma proposta para estruturar e implantar a rede ciclovia contínua, a fim de garantir mais segurança para deslocamento com bicicletas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá