Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo contrato do transporte entra em vigor; nova tarifa não foi anunciada

28/12/19 às 12:40 - Escrito por Redação Tarobá News

Os 65 novos ônibus do transporte coletivo começaram a circular na manhã deste sábado (28) junto com o novo contrato de concessão do transporte que entrou em vigor. As mesmas empresas continuam operando o sistema em Londrina, o que mudou é a porcentagem de atuação de cada uma delas na cidade. A Grande Londrina agora atua em 65% das linhas, antes eram 83%, e a Londrisul mais que dobrou, passando de 17% para 35%. Todos os ônibus tem internet gratuita e a velocidade está mais rápida que nos ônibus anteriores. Em curto prazo, os terminais também devem ter Wi-fi.

Além dos novos ônibus rodando, segundo o diretor de transportes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU, Wilson de Jesus, para os próximos meses também deve começar a operar um novo sistema que amplia a forma de pagamento de bilhetes deve começar a funcionar. Ainda não há data, mas os ônibus devem começar a aceitar cartão de débito e crédito. Seguindo a assessoria ainda falta fechar o contrato com o banco que será o responsável pelo serviço.

Em oito meses, as empresas devem instalar também um novo sistema de gerenciamento, operação, fiscalização e controle de frota. Wilson de Jesus aponta que o sistema chamado de ITS, fará a integração dos ônibus com os usuários do transporte que poderão acompanhar em tempo real o itinerário do veículo que precisa pegar. “O grande objetivo pé permitir fazer interferência em tempo real. Por exemplo, um ônibus que está preso em engarrafamento fruto de acidente, nós podemos fazer uma alteração de itinerário para evitar que ele passe naquele local congestionado. Ao mesmo tempo que todos os usuários cadastrados também vão receber essa informação”, explica.

Mudança na tarifa
O valor da nova tarifa do transporte ainda não foi anunciada. Com a assinatura do novo contrato, na última segunda-feira (23), o preço a ser pago pelos o passageiros deveria ter sido anunciado. Mas segundo o poder público, foram feitas várias reuniões, mas não foi estabelecido o valor. Segundo o edital, o máximo que poderá ser cobrado é R$ 4,35. “Ainda está ocorrendo a finalização das tratativas das concessionárias junto com o sindicato dos motoristas e cobradores para que se obtenha o índice de reajuste salarial. 

Assim será definido também o valor geral para que seja que será aplicado na tarifa. Lembrando que a tarifa será composta do será o valor da correção mais a redução do ISSQN fruto da lei que o imposto do transporte coletivo” aponta diretor de transporte.

Mudança de linhas 
Algumas linhas sofreram alterações, como a 801 – Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico, que passará a atender também o Terminal Acapulco, com 24 novos horários. A 807 – Terminal Oeste / Centro Cívico que foi ampliada com 27 partidas.

A 809 – UEL/Hospital Universitário saltará de 6 para 10 horários ao dia, passando a incorporar o trajeto antes realizado pela linha 305 – Campus via Madre Leônia. Com isso, a 305 funcionará somente em seu itinerário original, via rua Prefeito Faria Lima, e os passageiros da região da PR-445 terão como alternativa as linhas 213 – Shopping Catuaí e 229 – Gleba Palhano.

A 904 – São Lourenço – Terminal Vivi Xavier deixará de ir do Terminal Acapulco até o bairro. O caminho entre a estação de integração na zona sul e o conjunto São Lourenço será assumido definitivamente pela linha 218 – Jatobá, com a mesma grade horária que vigorava até então. Assim, a 904 mudará de nome e passará a se chamar 904 – Terminal Vivi / UEL / Terminal Acapulco.

Mantendo o mesmo percurso, horários de partidas e plataforma de embarque no Terminal Central (TC), a linha 903 – Anel Central receberá outra numeração. A partir de sábado, ela estará à disposição dos usuários como 228 – Anel Central – Av. Bandeirantes. Medida semelhante ocorrerá em outras linhas que não acessam o TC: a atual 503 – Rápido Aquiles adotará o numeral 703, a 506 –  Rápido Violim / Maria Cecília – Centro mudará para 706 e, finalmente, a 705 – Rápido Cafezal terá o número 604.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá