Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Obras de infraestrutura do São Rafael II avançam com aplicação do asfalto nas ruas

13/01/23 às 19:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Começaram as obras de asfalto na área que, até há um ano e meio atrás, era apenas mais uma ocupação irregular com ruas de terra, esgoto a céu aberto, canalizações clandestinas de água e de energia.  O asfalto é a última etapa das obras completas de infraestrutura urbana em quatro lotes da Gleba Patrimônio Londrina, que formam agora um novo bairro na região leste. O processo de regularização da ocupação São Rafael II começou do zero e já está beneficiando as 114 famílias residentes com rede de galerias de esgoto e drenagem, iluminação com sistema LED. E, junto com a pavimentação de vias, calçadas e guias, virão também a sinalização viária e arborização.


A colocação da capa asfáltica deverá ser concluída em 30 dias, e, na sequência, a entrega de escrituras definitivas selará a mudança de vida para cerca de 400 pessoas que passarão, por exemplo, a ter um endereço para preencher em qualquer tipo de documentação. A regularização fundiária do São Rafael uniu em parceria a Prefeitura de Londrina, até então proprietária dos terrenos, e governos Estadual e Federal.


A liderança dos moradores, Reginaldo Teodoro, comemorava ontem (12), a chegada do asfalto como algo simbólico. “Todo mundo aqui está imensamente feliz, foram mais de 20 anos de uma vida difícil, enfiando o pé no barro, respirando a poeira, sem esgoto, sem iluminação entre as vielas. Parece um sonho ver que se tornou realidade tudo o que o prefeito Marcelo Belinati havia se empenhado em fazer”, afirmou Reginaldo.

Leia mais:

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados

Imagem de destaque
30 DE ABRIL

Prefeitura garante que Terminal Acapulco será reinaugurado ainda este mês

Imagem de destaque
DE 20 A 24 DE MAIO

Justiça do Trabalho de Londrina realiza semana nacional de conciliação

Imagem de destaque
DE NOVO

Infiltração no Terminal Central danifica botão de elevador e usuários reclamam


O investimento total da Prefeitura é de R$ 1,8 milhão, aproximadamente, com recursos próprios. Os primeiros trabalhos foram iniciados com o levantamento topográfico e medições de terreno, além da remoção de entulhos e terraplenagem, O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, vistoriou as obras junto com o presidente da Cohab Londrina, Bruno Ubiratan. “São obras estruturantes, essenciais para o urbanismo e para a questão ambiental da cidade. E o mais importante: estamos construindo de fato a justiça social, afirmou Canhada.


O presidente da Cohab, Bruno Ubiratan, lembrou que as escrituras garantem a posse definitiva das casa e imprimem segurança e qualidade de vida aos moradores.  “A gente comemora cada regularização feita pela prefeitura como um filho mesmo. Aliás são vários filhos espalhados por diferentes regiões de Londrina, cuidados com carinho e emancipados pela Cohab Londrina”, destacou Bruno.


O vereador Ailton Nantes, que acompanhou todo o processo de regularização do bairro junto aos representantes da comunidade, enfatizou a importância da iniciativa. “Esta é uma batalha de anos a fio. Talvez seja até difícil para quem vive no conforto de sua casa imaginar o que esse pessoal todo do São Rafael já enfrentou em quase 22 anos de espera. O importante agora é que estas famílias podem ser consideradas cidadãs de fato, porque tem acesso ao que poder público deve garantir”, comentou.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá