Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Onça-pintada: símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade

25/11/21 às 16:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O dia 29 de novembro foi escolhido pelo Brasil para ser o Dia Nacional da Onça-Pintada. Trata-se de uma data para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural dessa espécie que se tornou símbolo de conservação da biodiversidade do nosso país.

A realização do sonho de festejar e atrair especial atenção para a espécie, em uma data comemorativa, foi concretizada a partir da Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 8, de 16 de outubro de 2018, após esforços conjuntos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Onças do Iguaçu, projeto do Parque Nacional do Iguaçu.

O registro de novas onças mostra a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema do Parque Nacional do Iguaçu. A onça-pintada é uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade. Nos últimos dez anos, Brasil e Argentina trabalharam juntos no monitoramento da população de onças-pintadas da região com censos bianuais. Os esforços conjuntos de todos contribuíram para o crescimento do número de indivíduos na região.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMEM DE 50 ANOS

Padrasto é preso suspeito de abusar de enteada de 12 anos em Jacarezinho

Imagem de destaque
SOLIDARIEDADE

Provopar consegue maior arrecadação de alimentos da história

Imagem de destaque
SAÚDE

Cascavel passa de 10 mil casos de dengue registrados e confirma mais uma morte

Imagem de destaque
SEGURANÇA

Uso de cadeirinha e bebê conforto salva vida das crianças

Importância da onça para o planeta – Cenário diferente dos anos 1990, quando a população de onças-pintadas na região teve uma drástica redução, chegando perto da extinção local. O envolvimento das comunidades e o trabalho de todas as instituições, com cooperação de pesquisa, engajamento e fiscalização, estão contribuindo pouco a pouco para a melhora do quadro.

Entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), a espécie saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016. O Projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté (Argentina) trabalham em uma parceria produtiva pela conservação das onças-pintadas na região, um exemplo de como dois países podem unir-se para salvar uma espécie.

O desafio é grande e permanente para toda a sociedade. Em toda a Mata Atlântica, estima-se uma população de apenas 250 onças-pintadas. A região tem a responsabilidade de manter essa população de onças, animais importantes para o equilíbrio de nossos ecossistemas, espécie considerada ainda o maior carnívoro das Américas.

Conversa sobre onça com o povo – No dia 28 de novembro, domingo, a equipe do Projeto Onças do Iguaçu vai estar com sua Barraca da Onça, na Feirinha da JK, no centro de Foz do Iguaçu. Para o local, os organizadores planejam intervenções com exposição, pintura de rosto, bate-papo sobre as onças, pintura para crianças e boas conversas. A atividade começará às 8h30 e seguirá até às 12 horas.

Memorial – Já na segunda-feira, 29 de novembro, o eterno amigo da onça, o pesquisador Peter Crawshaw, ganhará uma homenagem simbólica no Parque Nacional do Iguaçu. A antiga base de pesquisa do parque será batizada de Memorial Peter Crawshaw Jr. Peter, que morreu neste ano de 2021, foi o pioneiro no estudo das onças no Brasil e no Parque Nacional do Iguaçu. O resultado do seu trabalho até hoje orienta os esforços para a conservação das onças-pintadas no mundo.

Atuação local – O Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria entre o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros e o Instituto Pró-Carnívoros. Sua missão é promover a conservação da onça-pintada como uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Apoio – As iniciativas do Dia Nacional da Onça em Foz do Iguaçu são uma realização do Parque Nacional do Iguaçu e Projeto Onças do Iguaçu com apoio do ICMBio, Cataratas S.A., Instituto Conhecer para Conservar e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá