Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Pandemia altera visitação nos cemitérios no Dia de Finados

16/10/20 às 10:15 - Escrito por Redação Tarobá News

A pandemia do novo coronavírus vai mudar a rotina até de visitação nos cemitérios no feriado de Finados. A Acesf, Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina, informou que os visitantes devem as recomendações repassadas pelos especialistas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP).

Durante a segunda-feira, 2 de novembro, os cemitérios públicos municipais terão todos os portões de acesso liberados, mas apenas quem estiver usando a máscara de forma correta terá o acesso permitido. Nas entradas, haverá álcool em gel a 70%, para higienização das mãos dos visitantes e tambores para o descarte correto de plásticos de vasos de plantas e flores naturais. As ornamentações com flores artificiais continuam proibidas.

Diferente de anos anteriores, não haverá a celebração de missas ou cultos religiosos, para evitar a aglomeração, e nem funcionários para consultar o local do sepultamento. Isso porque é comum que este serviço forme fila de espera. A consulta poderá ser feita pela internet, no site da ACESF, na aba “Local de Sepultamento” e colocar o nome do falecido. É possível acessá-la clicando aqui

Segundo o gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios, Ademir Gervasio, a preocupação da ACESF é com os idosos e pessoas dos grupos de risco da Covid-19, já que são a maioria dos visitantes. Outra recomendação é que os adultos não levem crianças.

“Recomendamos que os visitantes dos grupos de risco evitem ir aos cemitérios e que a população pulverize as visitas entre sábado, domingo e o feriado de finados, para evitar a aglomeração”, explicou o gerente.

Outro pedido dos especialistas do COESP é que a população faça visitas rápidas, sem permanecer um longo período nos cemitérios. Anualmente, a ACESF contabiliza cerca de 100 mil visitantes circulando nos cemitérios municipais. Este ano, a expectativa é que haja uma diminuição do número, por conta da pandemia. “Estamos vivenciando uma situação atípica, por isso não conseguimos mensurar quantas pessoas devem ir aos cemitérios na segunda-feira. Mas acreditamos que muitos vão aproveitar o sábado e o domingo para prestar sua homenagem, como já aconteceu em outros anos, que o feriado caiu na segunda-feira”, lembrou Gervásio.

Recomendações
• Uso obrigatório de máscaras de proteção facial para entrar nos cemitérios.
• Consultas do local do sepultamento apenas pela internet. (clique aqui).
• Idosos, pessoas dos grupos de risco para a COVID-19 e crianças devem evitar ir aos cemitérios.
• População pode fazer a visitação durante o final de semana e não apenas no Dia de Finados.
• Prestar homenagens rápidas.
• Não levar plantas ou flores artificiais e ou com embalagens plásticas.

(com N.Com)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá