Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Parceria amplia capacidade de cirurgias de emergência no Oeste do Estado

22/02/23 às 09:41 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), efetivou a intensificação de cirurgias de urgência e emergência na região de Cascavel, buscando expandir o atendimento cirúrgico na unidade.


"Durante períodos de longas festividades, como no caso do Carnaval, costumeiramente registramos um aumento nestas filas, sobretudo na rede de urgência e emergência. Por isso, tomamos a decisão, ao lado do HUOP, de realizar estes mutirões, que permitem ampliar a capacidade de procedimentos e, ainda, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA)", destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.


Desde segunda-feira (20), o HUOP realizou 35 cirurgias de caráter emergencial, principalmente em ortopedia, cirurgia torácica e vascular. Apenas nesta terça-feira (21), foram feitos 15 procedimentos desses tipos.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto após se envolver em confusão e ser baleado na rua Guilherme Piovesan

Imagem de destaque
NESTE DOMINGO

Homem é encontrado morto em barracão na Rua Belo Horizonte em Cambé

Imagem de destaque
CONFUSÃO

Mulher fica ferida ao ser golpeada com facão por irmãos no bairro Cascavel Velho

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

População prestigia aniversário de 6 anos da Feira do Teatro


Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, os números indicam um resultado não apenas positivo, mas promissor em relação a capacidade de atendimento da unidade.


"O HUOP é um hospital de importância fundamental para toda a região e nosso objetivo é solidificar sua posição como referência cada vez mais. Por isso, temos mantido amplo diálogo com o Governo do Estado, para que possamos somar forças e levar maior qualidade de vida a toda população", ressaltou.


Para além das cirurgias emergenciais, outro destaque para a região se dá pela ampliação de leitos, que deve ser efetivada nos próximos dias.


"A habilitação de novos leitos é uma ferramenta valiosa para garantir o atendimento cirúrgico a todos que precisem. Apenas no HUOP, contamos hoje com 296 leitos. Nossa expectativa é de expandir estes serviços em toda a Região Oeste, sobretudo para a realização das cirurgias eletivas", completou o secretário.


OPERA PARANÁ – Mesmo com a pandemia, o Estado do Paraná realizou mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas desde 2019. No último ano, o governo do Estado deu início ao maior programa de cirurgias eletivas da história, o Opera Paraná, com um aporte de R$ 150 milhões. A segunda fase do programa, prevista para ter início ainda neste ano, também receberá o mesmo investimento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá