Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Parque Arthur Thomas recebe ações da Semana do Turismo Ecológico neste sábado

04/03/23 às 10:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste sábado (4), o Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza), recebe uma série de atividades gratuitas e abertas à população, como parte da programação da Semana do Turismo Ecológico, organizada pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).


Às 11h, será realizada uma aula de pilates em frente ao lago da unidade, sob coordenação de Barbara Silvia. Na sequência, das 14h às 17h, haverá feiras de alimentação e artesanato com 15 grupos da Economia Solidária e do Coletivo Black Divas, nas proximidades da lanchonete do Parque. Ambas as feiras contam com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e, além da Semana do Turismo Ecológico, também integram a programação do Mês da Mulher.


Outra atividade que está alinhada ao Mês da Mulher é o 8º Abraço pela Paz e Não Violência com a Mulher, promovido pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz). A ação está programada para as 16h, ao redor do lago do Parque Arthur Thomas, e é aberta a todos os interessados.

Leia mais:

Receita Federal libera consulta a restituição do imposto de renda
43 MIL CONTRIBUINTES

Londrina está abaixo da média nacional com 26% de declarações do Imposto de Renda

Imagem de destaque
EM MAIO

Prefeitura de Arapongas promove 9ª Feira do Microempreendedor Individual

Imagem de destaque
CENA IMPRESSIONANTE

Marquise de loja no Centro de Rolândia desaba de deixa carros danificados

Imagem de destaque
SOB PROTESTOS

Câmara aprova urgência para projeto que prevê sanções a invasores de terras


De acordo com o secretário do Compaz, Luiz Cláudio Galhardi, é essencial que a sociedade se mobilize em prol dos direitos das mulheres. “Tanto o machismo quanto a violência contra a mulher são questões estruturais e culturais, e por isso os homens e mulheres devem atuar no sentido de mudar essa realidade”, disse.


As ações de sábado incluem ainda uma aula de dança, às 16h, com as instrutoras Carol Macário e Janaína Amarante, que abordarão os ritmos salsa, samba, disco, dance e pop. A programação também contará com a presença do ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental e trilhas guiadas pelo Parque Arthur Thomas, monitoradas pelas equipes da Sema (com saídas às 15h e às 16h).


Conforme a gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, um dos objetivos da Semana do Turismo Ecológico é despertar o interesse das pessoas para que frequentem o Parque Municipal Arthur Thomas. “Trata-se de uma unidade de conservação ecológica no perímetro urbano de Londrina, o que existe em pouquíssimas cidades. Por isso, a população tem acesso fácil ao parque, onde tem a oportunidade de prestigiar uma fauna e uma flora diversas, e paisagens naturais muito bonitas como a Cachoeira do Beija-Flor”, frisou.


Capacitação sobre turismo – As atividades da Semana do Turismo Ecológico tiveram início na terça-feira, 1º de março, data em que é celebrado o Dia Mundial do Turismo Ecológico.


Na ocasião, o Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas recebeu uma capacitação que trouxe orientações sobre como receber o turista com deficiência ou mobilidade reduzida. Ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Ghislaine da Silveira, a oficina contou com a participação de 22 pessoas, entre servidores municipais, estudantes do curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches e pessoas da comunidade.


Damiani salientou que os participantes da ação tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as experiências das pessoas com deficiência, e como esses indivíduos podem ter uma vida normal com o apoio da sociedade.


“Um dos assuntos abordados foi o fato de que é preciso instituir políticas públicas e medidas voltadas à acessibilidade, inclusive para locais que recebem visitantes, como os parques públicos. Além disso, é importante que a população respeite as vagas de estacionamento e os banheiros destinados às pessoas com deficiência, para que a inclusão realmente aconteça”, destacou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá