Cidade

Pela primeira vez na história, Londrina registra temperatura máxima de 40ºC

06 out 2020 às 16:21

A temperatura máxima registrada nesta terça-feira (6) pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) foi 40ºC em Londrina. Essa é a primeira vez que a cidade atinge o número em toda sua história, sendo esse o novo recorde de dia mais quente do município fundado em 1934. As medições começaram em 1976. 

Os últimos dias tem sido de calor intenso em solo londrinense. Na última quarta-feira (30), a máxima tinha registrado 39,3ºC, superando uma marca que até então, era de novembro de 1985, com 39,2ºC. Não demorou muito, na sexta-feira (2), foram registrados 39,5ºC. Os dados são do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). 

"Londrina e grande parte do Paraná estão sofrendo com uma onda de calor extremamente forte, a mais intensa registrada na história. Cada dia bate um recorde a temperatura", ressaltou a agrometeorologista do Iapar, Heverly Moraes. 

Nesta semana, o Simepar prevê ainda temperatura de 39ºC na quinta-feira (8). "Esse calor deve permanecer até quinta-feira e a partir de sexta e no fim de semana a previsão é que o calor deve amenizar. Essa onda de calor vai passar e as temperaturas vão ficar dentro da normalidade para primavera", explicou Heverly.

O motivo seria a falta de chuva e uma bolha de ar quente que está sob nossa região. A última chuva significativa na cidade aconteceu no dia 20 de agosto. Depois disso, houve dois episódios de chuvas fracas. A média histórica de chuva no mês de setembro é de 115 milímetros, mas em 2020 choveu apenas 12mm. Existe uma previsão de chuva fraca para o fim de semana que deve ajudar amenizar o calor. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá