Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa aponta que 100% dos usuários do Castramóvel aprovam o serviço

17/08/22 às 17:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A equipe do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel) realizou uma pesquisa de satisfação do serviço, de 17 de julho a 13 de agosto. O resultado aponta que 100% dos usuários do Castramóvel aprovam o serviço e 99% o classificam como ótimo.


Ao todo, foram entrevistadas 214 pessoas. Deste total, 199 deram nota dez, 11 deram nota nove e quatro nota oito. “Fizemos essa pesquisa com os usuários do Castramovel para ter um retorno de como está o serviço e melhorar nossa qualidade de atendimento. Ficamos muito felizes com o resultado”, apontou o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez.


O programa atende cães e gatos de pequeno, médio e grande porte que pertençam às famílias com renda de até três salários mínimos, protetores independentes e organizações de proteção animal. A castração em cães e gatos, além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Também promove a redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPERAÇÃO DA PCPR

Três suspeitos de envolvimento em furtos e roubos são presos em Londrina

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias


Desde o seu lançamento, em março de 2020, foram realizados 22.290 procedimentos de esterilizações de cães e gatos em Londrina. No primeiro ano do Castramóvel, de março de 2020 a fevereiro de 2021, foram feitas 7.080 esterilizações. No segundo ano, de março de 2021 a março de 2022, foram 11.514. No terceiro ano do programa, de abril de 2022 até o momento, outras 3.696 totalizando 22.290 procedimentos. Atualmente, são feitas cerca de 50 castrações por dia.


O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares, por turno, em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos. O trabalho também conta com dois auxiliares administrativos, por período, que atendem na triagem, e sete pessoas que atuam no atendimento ao público, internamente, atendendo ligações e organizando a agenda.


O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Londrina, que em 2022 tem o orçamento de R$ 1.250.000,00 para a realização dos procedimentos. Além da castração, também é feita a microchipagem, um procedimento simples que identifica a posse do animal e coíbe o abandono e maus tratos. Todas as famílias atendidas pelo serviço recebem orientações sobre posse responsável, para que garantam o bem-estar dos seus animais. Após a cirurgia, o programa fornece ao tutor a medicação prescrita pelo médico veterinário.


Cadastro – Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Depois, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento, conforme a disponibilidade da agenda. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço e de renda.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá