Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF deflagra operação pó de ferro de repressão ao tráfico internacional de drogas e armas

07/12/23 às 08:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Federal deflagrou, na data de hoje (07/12/2023), a Operação Pó de Ferro, para desarticular 2 (dois) grupos criminosos especializados no tráfico internacional de drogas e no tráfico internacional de armas.

Cerca de 108 (cento e oito) policiais federais cumpriram 35 (trinta e cinco) mandados de busca e apreensão e 13 (treze) mandados de prisão preventiva nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR, Descalvado/SP, Porto Ferreira/SP, Alfenas/MG, Santo Ângelo/PR e Vitória das Missões/RS.


A investigação foi iniciada a partir de apreensões de cargas de entorpecentes e de prisões em flagrante realizadas. As drogas, principalmente maconha, mas também crack e cocaína, eram internalizadas a partir do Paraguai, tendo sido apreendidas 20 toneladas de maconha e 200 kg de crack no decorrer das investigações.

Leia mais:

Imagem de destaque
CINCO UBSs

Mutirão leva crianças para vacinação contra a dengue em Londrina

Imagem de destaque
VEJA BAIRROS

Rompimento de rede de distribuição de água afeta abastecimento em Rolândia

Imagem de destaque
FINALIZAÇÃO EM JULHO

Obras do Terminal Acapulco ficam cerca de R$280 mil mais caras com aditivos

Imagem de destaque
CRIME EM ORTIGUEIRA

Operação da Polícia Civil prende pessoas suspeitas por morte de adolescente


Um dos grupos investigados, estabelecido em Foz do Iguaçu/PR, destinava a maior parte das drogas aos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de unidades da federação da região Nordeste.


O outro grupo foco das investigações, sediado em Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR e Santo Ângelo/RS, destinava as drogas ao estado do Rio Grande do Sul, notadamente para a região metropolitana de Porto Alegre/RS.


Durante a investigação, verificou-se que os grupos criminosos estariam relacionados com, ao menos, 17 (dezessete) ocorrências de tráfico internacional de drogas internalizadas clandestinamente a partir do Paraguai.


Em parte dessas ocorrências, foram presos 15 (quinze) indivíduos em flagrante delito e apreendidas cerca de 20 (vinte) toneladas de maconha além de 200 kg crack, 6 (seis) veículos de passeio e 10 (dez) caminhões utilizados para transporte dos entorpecentes, sendo a maior parte deles produto de crimes de furto ou roubo e com adulterações de chassis e de placas (veículos “clonados”).


Um dos grupos controlava 4 (quatro) empresas com notável atuação comercial e industrial em Foz do Iguaçu/PR, havendo indícios de que eram utilizadas para a prática de lavagem de dinheiro, bem como para a movimentação de valores recebidos pelas drogas traficadas.


Além da prisão dos principais investigados, foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles, bens esses supostamente obtidos em razão das práticas criminosas ou mesmo utilizados para tráfico de drogas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá