Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF realiza operação Ágora contra o crime organizado em Curitiba e Umuarama

24/05/23 às 08:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a operação Ágora para coibir crimes relacionados à lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral, corrupção eleitoral e furto qualificado.


Foram cumpridas ordens judiciais de Busca e Apreensão expedidas pela Justiça Eleitoral da 3ª zona eleitoral especializada em Curitiba/PR, nas cidades de Curitiba e Umuarama/PR.


As investigações apontam que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Estado do Paraná. 

Leia mais:

Imagem de destaque
E 20 ÓBITOS

Londrina registra mais de 14 mil casos de dengue de acordo com novo boletim

Imagem de destaque
CONFIRA AS DECLARAÇÕES

Mulher que levou idoso morto a banco tem laudo psiquiátrico, diz defesa

Imagem de destaque
RANKING MUNDIAL

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras

Imagem de destaque
MOMENTOS DE TERROR

Motorista afirma que ônibus escolar perdeu o freio: "Fiquei assustado"


Os investigados são suspeitos de não declararem diversas doações, assim como declarar a menor outras tantas, violando a lei eleitoral, na prática de caixa dois eleitoral. Um dos suspeitos ainda é acusado de lavar dinheiro por meio de ocultamento de valores. Outro investigado é suspeito de furto qualificado.


De acordo com as investigações, um dos suspeitos já foi condenado, em primeira instância, pela prática do crime de apropriação indébita previdenciária, tendo efetuado pagamento do crédito tributário de mais de nove milhões de reais.


Segundo se apurou ele possui dívida com a União, relacionada a tributos em aproximadamente 153 (cento e cinquenta e três) milhões de reais.


O nome da operação é uma alusão ao movimento de discussão política que acontecia nas praças públicas na Grécia Antiga, às quais eram fundamentais para a prática da democracia à época. Portanto, como o poder emana do povo, que escolhe seus representantes por meio do voto direto, secreto, universal e periódico, a operação faz o contra senso do fundamento constitucional.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá