Cidade

População avalia derrubada de veto ao projeto de lei "comércio 24 horas"

24 mai 2023 às 18:41

Na tarde desta quarta-feira (24), nossa equipe de reportagem foi as ruas para ouvir a opinião da população londrinense a respeito da derrubada, por parte da Câmara dos Vereadores, ao veto do prefeito Marcelo Belinati ao projeto de lei que prevê a flexibilização da abertura do comércio por 24 horas.

 

A proposta é que os empresários possam definir o horário para o funcionamento, desde que não seja das 22 horas às 7 da manhã do dia seguinte. Nesse período, a abertura das lojas tem que ser acordada entre os sindicatos dos patrões e empregados.

 

Nas ruas, a proposta divide opiniões: para alguns, a autorização para lojistas estenderem o horário é bem-vinda. Outros têm receio que os direitos trabalhistas não sejam respeitados.

 

O Sindecolon, Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina acompanha preocupada o andamento das decisões e afirma que não se preocupa apenas com os empregados, mas também com o emprego e os empregadores, por isso, já definiu previsão em convenção coletiva antes mesmo do projeto entrar em debate. 

 

O Sincoval, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e região, diz que as leis trabalhistas e os acordos entre os dois sindicatos firmados em convenções continuarão sendo respeitados. 

Para a Acil, a flexibilização vem de encontro ao projeto de revitalização do quadrilátero central, em discussão na entidade.  Com a possibilidade dos empresários manterem as lojas abertas até mais tarde, a expectativa é movimentar o calçadão da cidade no período da noite. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá