Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

População não respeita lei e solta fogos com barulho em Londrina

26/12/19 às 12:58 - Escrito por Redação Tarobá News

A “virada” do Natal – entre os dias 24 e 25 de dezembro – teve o barulho típico de fogos de artifício em Londrina. Mas a prática está proibida por lei municipal desde o ano passado.

A Secretaria Municipal do Ambiente, SEMA, recebeu 51 denúncias via Whatsapp de moradores que não gostaram da pratica de vizinhos. Ao menos, 41% das reclamações foram em bairros concentrados na zona norte de Londrina.

Diferentemente do ano passado, quando bairros da zona sul foram os campeões de inflações, as regiões central e sul, nas proximidades dos condomínios horizontais, não tiveram registros de denúncias.

Do total de queixas, a SEMA conseguiu verificar apenas oito endereços, em que os responsáveis devem receber notificações. De acordo com o setor de fiscalização da Secretaria, o maior problema é que muitos denunciantes não enviam as informações completas, como endereço, com número da casa, por exemplo. Além disso, fotos e vídeos também são importantes.

Além disso, o órgão conta com uma equipe reduzida de fiscais, que percorreram pontos da cidade. 

O whatsapp para denúncias é (43) 99994-1721. As pessoas também podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no telefone (43) 3372-4770 e ainda na Guarda Municipal de Londrina (GM) pelo número 153.

De acordo com o Decreto Municipal nº 1.642, que regulamenta o artigo 234 do Código de Posturas do Município de Londrina e trata sobre a queima de fogos de artifícios, aqueles que descumprirem a norma podem ser multados em R$ 500,00 inicialmente. O valor dobra em reincidência.

Caso a infração não coíba o cidadão de soltar fogos com barulho e ele reincidir novamente, o valor inicial será quadruplicado e passará a R$ 2.000,00.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá