Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Praça do Conjunto José Bonifácio é devolvida revitalizada aos moradores da região leste

24/02/23 às 19:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de passar por um amplo processo de transformação estrutural, ganhando diversas melhorias e novos ambientes de lazer e descanso, a praça pública do Conjunto Habitacional José Bonifácio e Silva, na região leste de Londrina, está revitalizada e entregue aos moradores. A Prefeitura realizou e concluiu as obras de recuperação deste espaço, que agora está mais confortável, acessível, seguro, bonito e convidativo, podendo ser usufruído com qualidade pela vizinhança. Os serviços foram finalizados na última semana pela empresa Urban Green Serviços Urbanísticos, contratada por licitação.


Antes em estado de total abandono, deteriorada e sem condições de ser frequentada, tendo se tornado local de despejo de lixo e entulhos, a praça ganhou vida nova e agora passa a ser um novo ponto de referência no bairro para passeios, atividades físicas e convivência. O bairro fica ao lado do Conjunto Ernani Moura Lima e do final da Avenida Robert Koch.


O terreno conta com área total de 2.380 m², aproximadamente, onde houve a execução de serviços em 1.715 m². O investimento da Prefeitura de Londrina foi de R$ 498.161, 62 com recursos próprios. “Era inadmissível um espaço público como esse, com tanto potencial de uso pela comunidade, ser mantido naquelas condições. Por isso a Prefeitura se empenhou para revitalizar por completo a área, utilizando recursos próprios, o que irá beneficiar não só os moradores do José Bonifácio, mas toda a região. Estamos muito orgulhosos por atender a mais um pedido da população e entregar mais essa benfeitoria para Londrina”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento


As calçadas de passeio que contornam o local foram todas reconstruídas, o que incluiu processos de demolição, escavação e terraplenagem, e receberam elementos de acessibilidade com rampas e piso tátil. Isso trouxe um novo cenário na passagem pela área, onde havia poucos trechos de calçadas e os moradores precisavam andar no asfalto pela falta de piso adequado. Também foram criados novos caminhos internos em concreto para acesso e circulação dentro da praça, com escadarias, guarda-corpos e barras de contenção metálicas.


Na quadra esportiva, principal estrutura de atividade física neste equipamento público, houve reforma por completo com implantação de novo piso e novo alambrado de segurança, além de pintura geral. As traves do gol foram substituídas, bem como a estrutura em concreto e o apoio de metal que sustentam a tabela de basquete – também trocada.


Outro destaque foi a construção de três novos ambientes na parte interna da praça. Uma área de convivência e outra de contemplação, aos fundos da quadra, contam com piso, bancos contínuos, bancos menores, mesas de concreto e lixeiras, sendo espaços agradáveis para descanso e rodeadas por área verde, com gramado, plantas e flores. Além destes, também foi criado um espaço para implantação de parquinho infantil feito com piso e bancos de concreto, apto a receber, posteriormente, a instalação de brinquedos fixos para as crianças brincarem.


Para repaginar a praça, foram necessárias operações mecanizadas de corte de concreto, remoção de estruturas, aterro e nivelamento de solo, retirada de pedras-bola, entulhos e a limpeza geral do local. Isso foi possível com a mobilização e uso de equipamentos pesados como retroescavadeiras, rolos compressores e compactadores, veículo Bobcat, caminhões basculantes, entre outros.


A praça também ficou mais agradável para os frequentadores por conta dos trabalhos de jardinagem com a colocação de cerca de 1.640 m² de grama esmeralda nas partes interna e externa. O local recebeu mais de 370 mudas de plantas e flores, entre clúsias, dracenas vermelhas, moreias brancas, ipês amarelos, manacá-da-serra, oiti e tipuana.


Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a revitalização da praça no Conjunto José Bonifácio vem para valorizar uma área que estava sem uso e abandonada, gerando insegurança aos moradores do bairro. “A iniciativa, mais uma nessa parte da região leste, permite que as pessoas possam ter um novo local de referência para passeio, atividade física e momentos de sossego. Fizemos um resgate deste local que será importante e beneficiará a comunidade, sendo este trabalho um retorno a reivindicações que agora estão sendo atendidas”, afirmou.


Sobre as melhorias da Prefeitura nessa área da cidade, Verçosa mencionou a revitalização do Córrego do Barreiro, que fica logo ao lado do Conjunto José Bonifácio, no Conjunto Ernani Moura Lima. Este espaço passa por obras, iniciadas no final de janeiro de 2023, que abrangem instalação de academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia, colocação de bancos, reconstituição de guarda-corpos e reformas das três passarelas que cruzam o córrego. “Essa parte da zona leste conta com praças e outros pontos que hoje não estão urbanizados e adequados para uso, e revitalizar tais locais também é uma medida que atende aos anseios da população”, comentou.


Além deste trabalho, em andamento, a avenida Jamil Scaff está ganhando recape asfáltico em quase toda sua extensão, totalizando 2,5 km em melhorias – reparos em drenagem, calçadas e implantação de rampas acessíveis, totalizando 46 mil m² de execução em recape.


Verçosa acrescentou que, antes disso, em 2021, a Prefeitura entregou as obras do trecho 3 do Arco Leste, acesso construído para interligar as avenidas Robert Koch e José Ventura Pinto, com acesso pela Estrada do Limoeiro, contornando a cabeceira de pista do Aeroporto Governador José Richa. O novo trajeto, com pista dupla e toda infraestrutura, inclui passagem de transposição sobre o Ribeirão Limoeiro. “Esta foi uma grande obra recentemente entregue pela atual gestão, e este Trecho 3 trouxe muitos benefícios aos moradores da zona leste e de outras áreas da cidade que precisam circular por essa região”, concluiu.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá