Cidade

Prefeito de Cascavel assina chamamento público do esporte e paradesporto

28 jan 2023 às 08:18

O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Esportes, Carlinhos Oliveira, assinaram na tarde desta sexta-feira (27) o chamamento público do esporte e paradesporto para os próximos três anos (2023 a 2025). No total, serão investidos R$ 10,7 milhões em 49 modalidades - 35 do desporto e 14 do paradesporto.

 

Paranhos destacou que a política pública para o esporte foi construída por várias mãos e muitos debates. “Vale a pena a gente estar aqui porque desta conquista não abriremos mão dela”, destacou o prefeito.

 

Paranhos ressaltou ainda que é necessário desmistificar a ideia de que investir no esporte não traz retorno. Ele lembrou que investimentos no esporte traz reflexo na educação, saúde, na família e sociedade.

 

“Uma criança que opta em fazer uma modalidade está muito longe de qualquer outra proposta. Quando os pais não oferecem, quando o poder público não oferece, o crime e a marginalidade oferecem uma oportunidade”, enfatizou o prefeito.

 

Paranhos afirmou que ao aplicar recursos no esporite, contribui para a redução de investimentos em ações como recuperar pessoas que estão no mundo das drogas, já que o esporte afasta jovens e adolescentes desse problema.

 

“Eu tenho um sonho que é um dia ler uma manchete dizendo o seguinte: ‘Prefeitura diminui investimentos do cartão Vida Nova de recuperação e aumenta o incentivo do esporte’. E eu não tenho dúvida que isso já começou”, destacou o prefeito lembrando que o número de pais interessados em inscrever filhos em uma modalidade esportiva na rede municipal aumentou aproximadamente 30%.

 

O secretário de Esporte e Lazer, Carlinhos Oliveira, disse que é importante o investimento no esporte de base para a formação de novos atletas. “É na base onde nós vamos formar cidadãos, cidadãs e que no futuro poderão ser atletas de alto rendimento”, afirma o secretário.

 

A mesatenista Karoline Gruchoski, campeão mirm brasileira no ano passado, destaca a importância do apoio que o Município de Cascavel presta ao esporte. “Tenho certeza de que eu não conseguiria chegar nesse nível que estou agora sem esse apoio”, afirma.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá