Ontem, prefeitos, técnicos municipais e representantes do governo do estado participaram do fórum metropolitano, primeiro evento no processo de elaboração do plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Cascavel.
O encontro, realizado na sede da associação dos municípios do oeste do Paraná serviu para a apresentação da proposta e para formalizar o convite aos prefeitos para a participação no recorte metropolitano. Um dos objetivos do encontro foi identificar municípios que têm relações de interdependência que justifiquem planejamento de funções públicas de forma compartilhada.
De acordo com a consultoria responsável pelos estudos, os dados indicam que há cinco municípios - Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Catanduvas, Lindoeste e Corbélia - que já apresentam as condições para a integração e outros que mostram potencial para participação. Os estudos levaram em consideração dados relativos a funções públicas de interesse comum nas áreas do meio ambiente, planejamento territorial e ocupação do solo e da mobilidade.
A elaboração do plano será feita em seis etapas. Na atual, foi apresentado o plano de trabalho e entregue o convite para os prefeitos aderirem ao recorte metropolitano. A expectativa é que a definição aconteça ainda este ano.
O projeto é visto com bons olhos pela associação dos municípios do oeste, inclusive com a possibilidade de atrair mais investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Confira mais detalhes na reportagem de Patricia Cabral, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.