Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura de cidade gaúcha conhece ações do Meio Ambiente em Cascavel

29/07/21 às 18:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cascavel tem sido referência para municípios de todos o Brasil que buscam conhecer as experiências bem-sucedidas em várias áreas. As ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente, como a coleta seletiva de lixo por meio dos ecopontos, aterro sanitário, produção de bioenergia por meio de gases do aterro sanitário, entre outras ações movitaram uma visita do secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Ibirubá (RS), Valdir Olavo Lgamann e do secretário de Desenvolvimento e Saneamento de Toledo, Júnior Henrique Pinto, que estiveram em Cascavel nesta quinta-feira (29).

Lagmann também esteve na Secretaria de Comunicação Social onde foi recebido pelo secretário Jefferson Lobo e  acompanhou a exibição de um vídeo que mostra  o aterro sanitário, seu funcionamento e produção de bioenergia. Ele também este no local para ver de perto a gestão deste programa.

O secretário gaúcho visitou, ainda, o Ecoparque  Oeste, para conhecer a estrutura construída em uma área antes degradada e hoje transformada em uma das principais áreas de lazer e preservação ambiental do Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROBLEMA GRAVE

Falta de energia atrapalha atendimentos na UBS Ouro Branco nesta segunda-feira

Imagem de destaque
ZONA LESTE

Motociclista de 21 anos fica ferido após colidir na lateral de um carro

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-369, sentido Ibiporã

Imagem de destaque
ZONA NORTE

Dois motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no Jardim Barcelona

A visita técnica incluiu ainda os ecopontos, o serviço de coleta seletiva e o centro da cidade. “Cascavel é um exemplo de gerenciamento de resíduos sólidos e organização de logística e o Município de Ibirubá, com cerca de 30 mil habitantes, vem com uma transformação grande e busca alteração no sistema de gerenciamento de resíduos e coleta de lixo. Nós viemos a Cascavel, um município maior, para ver como é o funcionamento destes serviços.  Tudo muito organizado e limpo. Exemplos bons que buscamos para a nossa cidade. Não conhecia Cascavel, mas me chamou atenção a  organização e limpeza da cidade que é  linda. A gente veio ver  estes serviços para implantar  em Ibirubá. Aqui a coisa funciona, e nós queremos isso para nossa cidade”, afirmou.

 

Toledo

O secretário de de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento de Toledo, Júnior Henrique Pinto, veio a Cascavel para ver o funcionamento do castramóvel e samucão. “Na região já se conhece a qualidade do serviço realizado em Cascavel. Para nós é importante buscar referências que dão certo porque neste momento nós estamos estruturando em Toledo o castramóvel. Nós queremos conhecer como funciona a dinâmica do castramóvel, das licitações e parcerias com as clínicas para que nós possamos desenhar uma estratégia  possa se aproximar do que vem dando certo aqui. A ideia é pegar a experiência que funciona aqui  em Cascavel e replicar em Toledo”.

Rodrigo Neca Ribeiro, gerente da Divisão de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, disse que é gratificante ver o trabalho dar certo dentro do Município e servir de espelho para outras regiões. “Nós já ajudamos o castramóvel de Céu azul, estamos repassando nossa experiência para Toledo, Laranjeiras do Sul, Palotina e esta semana o Rio de Janeiro entrou em contato com a nossa divisão de bem estar animal para  conhecer nossa  experiência, e  isso é reflexo do bom trabalho que realizamos”, afirmou.

O Secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth destacou a responsabilidade do Município. “Temos um serviço de qualidade e excelência temos responsabilidade neste sentido. E nós precisamos apresentar tecnicamente estas ações para que possam implantar em seus municípios porque  o grande objetivo é transformar  nossa sociedade com bons exemplos e as boas práticas”, afirmou.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá