Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura de Londrina seleciona empresa que vai elaborar estudos para a Cidade Tecnológica

27/07/22 às 19:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina homologou empresa autorizada a elaborar estudos que vão subsidiar a implantação da Cidade Tecnológica de Londrina na Fazenda Refúgio. A Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente, com sede em São Paulo, foi habilitada para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), e terá 120 dias de prazo para desenvolver estudos técnicos de viabilidade técnica, econômica, financeira e modelagem jurídica.


A área que será ocupada pela nova Cidade Tecnológica de Londrina possui 370 hectares e 60% de mata nativa, incluindo fundo de vale e nascentes. O intuito da Prefeitura é que, nesse espaço, sejam instaladas entidades, startups, empresas e indústrias que atuem com tecnologia, inovação e pesquisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Homem fica ferido em tombamento de caminhão na marginal da BR-277

Imagem de destaque
DUROU POUCO

Pessoas em situação de rua retornam para escombros de 'mansão do tráfico'

Imagem de destaque
NA MESMA RUA

Após demolição de 'mansão do tráfico' moradores de rua vão para outro endereço

Imagem de destaque
FERIADÃO

Órgãos públicos estaduais suspendem atendimento a partir desta quinta-feira


E a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), proprietária da área, utilizará os estudos desenvolvidos no PMI para lançar um edital de licitação para concorrência pública, que permitirá selecionar quem será o investidor da iniciativa privada, em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A estimativa é que a Cohab-Ld tenha direito a uma fração dos recursos investidos e participação dos lucros das empresas instaladas na Cidade Tecnológica.


O presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira, destacou a importância da destinação da área da Fazenda Refúgio, que não possui condições adequadas para receber moradias sociais e, há mais de 25 anos, não consegue cumprir sua função social e ainda corre o risco de invasões. “Desta forma, além de darmos uma destinação a essa área, vamos contribuir para o desenvolvimento tecnológico de Londrina. E ainda alcançaremos recursos para cumprimos com a nossa missão principal, que é atender com moradias as famílias mais vulneráveis de nosso município, resgatando a autoestima, dignidade e cidadania dessas pessoas”, explicou.


Na primeira semana de agosto, a Prefeitura dará início às reuniões com a Geo Brasilis, juntamente com outros parceiros envolvidos neste projeto. Devem participar, além da Cohab-LD, a Secretaria Municipal de Gestão Pública, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sebrae-PR, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), entre outras associações e entidades ligadas ao setor de tecnologia e inovação.


O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, avaliou que a documentação apresentada indica que a Geo Brasilis é uma empresa capacitada e com experiência na elaboração de estudos para desenvolvimento de parques tecnológicos. “Creio que, com esforço de todas as partes, empresa, Prefeitura e setor privado local, teremos ao final um estudo bastante robusto para dar atratividade ao desenvolvimento deste projeto transformador para Londrina”, detalhou.


Os estudos técnicos que a Geo Brasilis vai desenvolver incluem cinco produtos. São eles: Definição de fatores de atratividade e barreiras; Estudo prévio de viabilidade econômico-financeira; Plano de Negócios do Parque Tecnológico; Parâmetros Negociais para a Parceria; Estruturação do Processo de seleção da Chamada Pública. Todos esses produtos serão remunerados à Geo Brasilis pela vencedora da licitação, sem custos ou ônus para a Prefeitura. “Com os estudos em mãos, caberá à Cohab-LD elaborar e publicar o edital de licitação e fazer o processo de seleção. Nossa estimativa é que esse processo de chamamento do parceiro, ou sócio, da Cohab inicie no primeiro trimestre de 2023”, adiantou Cavazotti.


Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, a atuação conjunta da Prefeitura com entidades que atuam com tecnologia e inovação é uma medida fundamental para o sucesso do projeto. “É um trabalho que a Prefeitura está encabeçando, porque lhe cabe, mas, para ter sucesso, é preciso uma efetiva parceria com a sociedade civil; e o Sebrae, a Acil tem participado ativamente e são de fundamental importância para o sucesso do projeto”, frisou.


O gerente regional do Sebrae-PR, Fabricio Bianchi, também destacou a abertura da Prefeitura à sociedade civil organizada, para manter a cidade no rumo do desenvolvimento tecnológico e da inovação. “O prefeito Marcelo Belinati e todo o secretariado municipal sempre buscam nos envolver em diferentes ações e planejamentos relacionados com o Sebrae. E temos cumprido essa agenda em função das condições que a Prefeitura nos dá para trabalhar de forma conjunta”, citou.


Bianchi enfatizou que o novo parque tecnológico que será implementado na Fazenda Refúgio será um grande diferencial de Londrina, por reunir, na área urbana e próximo do centro e aeroporto da cidade, todas as condições que uma empresa inovadora necessita. “Com esse investimento, será valorizada toda a região. Ao mesmo tempo, haverá geração de negócios, seja para empresas daqui ou de fora. A Cidade Tecnológica vai atrair elementos fundamentais para a inovação, como incubadoras e aceleradoras, espaços de coworking, fora o aspecto de desenvolvimento residencial, com moradias para as pessoas que ali trabalharem. Será um novo bairro, com viés de negócio e inovação de altíssimo nível, como já ocorre mundo afora. Um excelente projeto para geração de emprego e renda, fortalecendo a mudança da matriz econômica da cidade. E estamos de corpo e alma nesse projeto”, concluiu.




© Copyright 2023 Grupo Tarobá