Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura define desvio provisório para ponte interditada entre Paiquerê e Guairacá

20/04/23 às 20:16 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Os motoristas que trafegam na estrada entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, passando pela ponte de transposição do córrego Água do Gramadinho, interditada temporariamente por conta de obras, agora terão um caminho alternativo para realizar o trajeto e evitar desvios mais longos. Representantes da Prefeitura de Londrina estiveram no local, nesta quinta-feira (20), realizando vistoria que definiu a criação de uma rota de desvio provisória, programada para começar a ser construída a partir desta sexta-feira (21).


A rota funcionará por meio de um trecho com cerca de 3 km de estrada, contornando a estrutura da ponte bloqueada, em mão dupla, por dentro de uma propriedade privada, a Fazenda Santa Maria, localizada próximo ao córrego. Nesta semana, a Prefeitura obteve autorização formal dos proprietários para poder operar e fazer as intervenções necessárias no local.


A execução da rota alternativa será feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além de suporte da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Leia mais:

Imagem de destaque
AMPLIAÇÃO

Apucarana vai receber vacina contra a dengue, diz Ministério da Saúde

Imagem de destaque
ACIDENTE GRAVE

Motorista é ejetado após caminhão ser atingido por trem em Jandaia Sul

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Semana Santa deve elevar em 20% o movimento de passageiros na rodoviária

Imagem de destaque
EM MARINGÁ

Homem joga gasolina e ameaça atear fogo em idoso após acidente no PR


Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, esta medida será de fundamental importância para a comunidade rural que percorre este trecho. “Quanto antes resolvermos e darmos alternativa de trânsito para os motoristas, principalmente aos veículos pesados como caminhões e ônibus, facilitará todo este processo das obras da nova ponte e permitirá a continuidade do escoamento da safra agrícola, transporte escolar e fluxo entre as áreas rurais”, enfatizou.


A ideia, disse Choucino, é minimizar ao máximo o impacto das obras na área da ponte. “Os serviços acabam gerando transtornos, naturalmente, e a distância percorrida nos desvios ficará muito menor. O risco de desabamentos com a ponte antiga era alto, ficou inviável, e foi necessário interditar a passagem pelo córrego. Agora, o objetivo é trabalhar intensamente para liberar essa nova rota”, afirmou


Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a previsão é que a nova pista provisória fique pronta e esteja apta para uso em um período de sete a dez dias, conforme o andamento dos trabalhos e as condições climáticas. “O acesso será encontrado poucos metros antes da entrada da ponte que está interditada, sendo que os motoristas terão que utilizar a rota entrando para a propriedade e margeando a passagem pelo córrego em uma pista de cascalho sobre a terra”, informou.


Haverá um recuo de pista antecedendo a área do desvio, para manobras dos veículos com segurança e sinalização, indicou Verçosa. “Conseguimos negociar com os proprietários e, felizmente, deu tudo certo. O local está liberado para a preparação do desvio a partir da área de quem vai de Guairacá para Paiquerê, sendo que parte dele já existe em um dos lados da propriedade, no sentido contrário, vindo de Paiquerê para Guairacá. Vamos tentar concluir o trabalho o mais rápido possível”, frisou o secretário de Obras e Pavimentação.


Verçosa informou, ainda, que serão criados pela Prefeitura, aproximadamente, 1.500 m de desvio novo, que serão interligados a outros 1.500 m de uma entrada já existente na área da propriedade particular da fazenda. “Serão necessárias cerca de 250 viagens de caminhão ao todo para realizar os serviços, de forma geral, que incluem transporte de material da usina de Londrina até a estrada entre Paiquerê e Guairacá, com operação de uns 10 caminhões, bem como a compactação do cascalho. A liberação total para o fluxo de veículos só irá ocorrer quando toda a rota estiver concluída”, explicou.


A passagem, criada por dentro da fazenda, não irá prejudicar o andamento das obras de construção da nova ponte por sobre o córrego da Água do Gramadinho, onde as equipes da empresa Axial operam diariamente na execução de fundação da estrutura de concreto que substituirá a antiga ponte.


Atualmente, o acesso à ponte existente, deteriorada e sem condições de trânsito, está totalmente bloqueado desde a última segunda-feira (17), devido às obras de construção de uma nova estrutura no mesmo local. Por esse motivo, os condutores de veículos estavam precisando realizar caminhos mais longos para chegar aos seus destinos, seja do distrito para o patrimônio, ou vice-versa, tendo que fazer rotas por Lerroville e rodovia PR-445.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá