Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura e Copel inauguram horta comunitária no Jardim Aeroporto

25/04/23 às 19:57 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina e Copel inauguram, na manhã desta terça-feira (25), uma horta comunitária no Jardim Aeroporto, implantada sob uma linha de alta tensão às margens da Avenida Santos Dummont, em frente ao número 658. A área possui 2 mil m² e será cultivada por aproximadamente 20 famílias. Esta é a primeira unidade do norte do Paraná implantada pelo Programa Cultivar Energia, que fornece apoio técnico e de segurança para os moradores e funciona em parceria com as prefeituras de cada localidade.


Por meio da parceria, a Prefeitura oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana e faz a seleção das famílias participantes e a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, limpeza da área, instalação de cercas e orientação permanente a respeito da segurança no uso do local.


A produção das hortaliças e legumes é feita sem o uso de agrotóxicos e serve para o consumo das famílias participantes. O excedente pode ser comercializado, gerando renda e alimentação saudável para a comunidade do entorno. A nova horta, instalada na Avenida Santos Dumont, funciona de segunda a sexta, das 7h às 10h e das 16h às 18h, e aos sábados das 7h às 11h. Qualquer pessoa interessada em adquirir os produtos a horta pode se dirigir ao local.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA!

Lançada a 3ª Edição da Campanha LondriPáscoa 2024 na Concha Acústica

Imagem de destaque
VÍTIMA DESAPARECIDA

Homem é agredido, arrastado e jogado no mar após briga em Guaratuba

Imagem de destaque
VINDO DE FOZ DO IGUAÇU

Receita Federal apreende veículo carregado com cigarros eletrônicos na BR-369

Imagem de destaque
AÇÃO EM ESCOLAS

Hospital de Olhos atende mais de 100 alunos da rede municipal desde janeiro


O novo espaço em Londrina se soma a uma rede de 58 hortas comunitárias e escolares apoiadas pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) da Prefeitura.


Já o Programa Cultivar Energia soma mais de 40 mil m² de área destinada para plantio de hortaliças e legumes em faixas de segurança de linhas da Copel Geração e Transmissão e da Copel Distribuição, em seis municípios. Os bons resultados obtidos, com o envolvimento de 350 famílias voluntárias em todo o Paraná, têm estimulado a expansão do modelo, com cinco novas unidades em fase de implantação.


O vice-prefeito João Mendonça participou da solenidade de inauguração e enfatizou que esta é uma iniciativa importante, tanto do ponto de vista social quanto para a promoção da saúde e bem-estar das famílias que cultivam as hortas. “Através de iniciativas como esta as pessoas podem tanto consumir hortaliças sem agrotóxico quanto comercializá-las, gerando renda. A Prefeitura já tem o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, que engloba também as hortas escolares, e ficamos muito felizes com a parceria com a Copel, pois permite ampliarmos a quantidade de hortas comunitárias em nosso município”, relatou.


O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino, disse que esta horta é um presente para o município de Londrina e que outras serão implantadas. “Na zona norte temos um terreno de interesse da comunidade para executar mais um projeto de horta comunitária e estamos avaliando a viabilidade. Projetos como estes são fantásticos porque representam uma alternativa para preservar estes espaços e beneficiar as famílias londrinenses. Nossa intenção é implementar, cada vez mais, inciativas como esta”, disse.


A diretora de Abastecimento da SMAA, Amanda Cristina Andrello Costa, explicou que a parceria com a Copel se deu devido à procura da própria comunidade, que foi até a Prefeitura e demonstrou interesse neste espaço. “Esta é uma área muito boa e que ficava subutilizada e, por ser um terreno que está cedido à Copel, por passar as linhas de energia, o Município entrou em contato com a companhia e tivemos a felicidade de concretizar essa parceria com o Cultivar Energia e implantar a horta”, apontou.


O engenheiro e gerente do Departamento de Manutenção da região norte do Paraná da Copel, Luciano Bento Dantas, contou que o objetivo principal do programa é fazer o melhor uso de um terreno que está vazio, desperdiçado, em prol da população que cuida e pode ficar com as hortaliças para consumo próprio ou vendê-la. “Para nós também é uma vantagem, pois gastamos com roçada, poda, manutenção e limpeza destes terrenos. Londrina possui muitas áreas, em todas as regiões, e onde passa uma linha de transmissão é possível fazer um convênio deste tipo”, disse.


O cooperado Milton Morook, um dos cultivadores da horta, disse que esta iniciativa beneficia todos os envolvidos. “Nós limpamos o terreno, cultivamos um produto orgânico, sem agrotóxico, e isso é bom para toda a comunidade, que pode se beneficiar de um produto de qualidade. Vendemos tanto para pessoas físicas quanto para restaurantes e sacolão, em grande quantidade”, contou.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá