Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura inicia construção de ponte em travessia entre Paiquerê e Guairacá

10/03/23 às 15:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Para solucionar um antigo problema de mobilidade e segurança na travessia sobre o Córrego Água do Gramadinho, estrada entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, na zona rural, a Prefeitura de Londrina iniciou obras de construção de uma nova ponte de concreto armado no local. A estrutura irá substituir a passagem atual, erigida em pavimento no modelo de bueiro celular com tubulações de concreto. Há cerca de sete anos, o trânsito nessa região ocorre em pista única e estreita, uma vez que, em 2016, a pista e sua área de entorno foram fortemente deterioradas pelas chuvas intensas que afetaram o município, derrubando diversas pontes.


Por conta dos estragos e da erosão formada na estrada, desde aquele período o tráfego permaneceu limitado e se tornou perigoso na travessia do córrego, gerando risco constante aos veículos que circulam diariamente na pista. A ligação entre Paiquerê e Guairacá é utilizada por muitos caminhões e veículos pesados de agricultores para escoamento da safra e transporte de carga, bem como pelo transporte escolar e veículos convencionais dos moradores da área rural, como carros e motocicletas.


As obras da Prefeitura tiveram início em meados de fevereiro e estão em andamento com as etapas de serviços preliminares. O investimento total é de R$ 3.338.851,01 e o prazo de entrega é de sete meses, ou seja, até setembro de 2023. A empresa responsável, vencedora de licitação, é a Hejos Construções Civis Ltda., que construiu o viaduto da avenida Dez de Dezembro, próximo à Rodoviária de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Receita Federal apreende cinco mil encomendas com produtos irregulares

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Aluno com Transtorno do Espectro Autista fica ferido em escola estadual

Imagem de destaque
ZONA SUL

Colisão entre moto e carro deixa um homem de 53 anos gravemente ferido

Imagem de destaque
EM ARAPONGAS

Carro furtado é encontrado 'depenado' em meio à plantação de abacate


A ponte nova terá aproximadamente 26 metros de comprimento por 16 metros de largura. Os trabalhos de infraestrutura, nesse estágio inicial, estão envolvendo limpeza mecanizada de vegetação, acerto de fundo de bloco (aterro e corte), instalações provisórias e mobilização de equipamentos com descarga de aço (blocos, estacas), entre outros preparativos para a chegada dos maquinários mais pesados, que devem começar a operar ainda nesta semana, caso as chuvas não atrapalhem.


Com efetivo mais equipado, as equipes iniciarão a implantação de estacas e blocos para construir as fundações da nova ponte. Serão utilizados equipamentos de grande porte como escavadeira hidráulica e máquina de fundação. Toda essa mobilização ocorre com ações fora da área da pista existente, nas alas e entorno. A infraestrutura inclui a feitura de aterro para a construção, posteriormente, do novo pavimento em concreto armado, já parte da fase de superestrutura da obra, que inclui a edificação de pilares e vigas.

Reforçam a estrutura um sistema de drenagem com captação por canaletas, caixas e escadas hidráulicas, formando suporte mais sólido em caso de grandes volumes de chuva e enchentes.


Em um primeiro momento, não existe a necessidade de pronta demolição da estrutura atual, e, por isso, a passagem ainda não foi bloqueada totalmente, seguindo com fluxo liberado parcialmente. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e a empreiteira terceirizada estão definindo como será criada uma rota de desvio, com estrada de terra, que precisará ser feita no decorrer das obras.


O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que a construção de uma nova ponte concretada mais ampla, robusta e segura vai solucionar esse gargalo antigo e melhorar as condições de trânsito. “Facilitará (a estrutura) todo o fluxo de automóveis, trazendo mais tranquilidade à população da área rural, que sofre nos períodos chuvosos e pedia por uma solução do poder público. Após projetos elaborados e licitados pela Prefeitura, foram três tentativas de licitações que não tiveram empresas interessadas. Fizemos ajustes em alguns detalhes e o orçamento foi aprimorado. Felizmente, agora a obra está em andamento e trará muitos ganhos”, afirmou.


Verçosa mencionou que, por conta das intervenções, transtornos serão inevitáveis durante algum tempo nesse trajeto, mas disse que haverá uma rota alternativa trafegável durante a construção. “Se o motorista não conseguisse desviar em uma travessia próxima de onde fica a atual estrutura de pista, precisaria se deslocar até Lerroville, por exemplo, percorrendo um caminho muito mais extenso. Próximo a este local, tivemos uma ponte reconstruída pela Prefeitura sobre o Ribeirão Taquara, em 2017, que foi de grande importância, bem como em outras partes da zona rural estruturas danificadas pelas chuvas foram revitalizadas”, comentou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá