Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura lança Programa de Educação Financeira para servidores com palestra sobre o tema

21/10/21 às 17:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A pandemia da Covid-19 agravou o grau de endividamento da população em geral e, com os servidores municipais, não foi diferente. Segundo dados da prefeitura, cerca de 60% dos funcionários públicos possuem empréstimos consignados. Com base nesses indicadores, a Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, lançou nesta quinta-feira (21), no auditório da ACIFI (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), o Programa de Educação Financeira para os servidores, com uma palestra sobre o tema.

“O senso comum estabelece que pelo fato do servidor ser estável e contar com o salário fixo todo final do mês, não teria problemas por conta da pandemia, mas a maioria dos servidores possuem famílias, parentes, amigos que foram afetados, perderam empregos, e com isso, foram sobrecarregados financeiramente”, explicou o secretário municipal de Administração, Nilton Bobato.

Fazer a gestão financeira dos recursos e reposicionar a rota em momentos de dificuldade foi um dos temas da palestra da educadora e consultora financeira, Andreza Rocha. A especialista abordou desde questões práticas para organização rotineira do dinheiro às mentais e emocionais, que são decisivas no controle financeiro. “Educação financeira não é só matemática, não é lidar somente com dinheiro, é lidar com emoções. Não é só salário, é aquilo que você tem como sonho”, refletiu Andreza.

Leia mais:

Imagem de destaque
COBRAM AÇÕES

Moradores do Centro discutem o aumento de pessoas em situação de rua

Imagem de destaque
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

A história da criação do monumento que marca a resolução de um conflito territorial

Imagem de destaque
DURANTE ATENDIMENTO

Advogado é detido por repassar drogas para um cliente dentro do Creslon

Imagem de destaque
POLICIAL

Motorista em surto bate em carro e agride crianças em Cascavel

A atendente em farmácia Tânia Wildner Ferreira estava entre os cem servidores que acompanharam a palestra e se identificaram com os vários exemplos usados pela palestrante sobre a forma de utilização do dinheiro e sobre a realização de sonhos. Ela disse que se sentiu revigorada com a ação.

“Como servidora, saio do evento com sensação de ser presenteada e ser vista, com efeito direto à promoção de saúde de forma integral. Mais ainda, enquanto pessoa, saio com sensação de ter recebido um valioso presente ao participar e ouvir palavras que trazem injeção de ânimo, esperança e encorajamento", disse. "Meus votos e desejos são, por mais ações assim e que possam atingir cada vez mais, um número novo de servidores. Que haja continuidade aos trabalhos, com efeitos preventivos e, até mesmo, curadores. Sou grata!", complementou.

Saúde Mental

Para a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima, o desequilíbrio financeiro é um dos principais fatores que agrava a condição de saúde mental e emocional da população. “Enquanto saúde ocupacional temos a missão de cuidar da saúde integral do servidor. E a questão financeira é uma das dimensões que impacta na qualidade de vida do indivíduo. Por isso, esse programa se associa a todas as outras atividades que temos desenvolvido para oportunizar conhecimento e encorajamento para a mudança de hábitos, e por conseguinte, melhoria na vida individual e coletiva”, acrescentou Carla.

Ela também acrescentou que a promoção da saúde integral é fundamental para reduzir gastos na saúde pública. “São mais de R$300 milhões que o SUS gasta com doenças evitáveis. Recursos que poderiam ser investidos para promoção de atividades físicas, de saúde mental, entre outros”, pontuou.

Programa

O Programa de Educação Financeira é organizado pela Zetra, operadora do sistema de gestão de empréstimos consignados do município. Além da palestra, os servidores receberão vídeo-aulas e planilhas para organização de gastos. A especialista Andreza Rocha também vai fazer o acompanhamento dos trabalhadores que aderirem ao curso.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Francisco Sampaio, a Secretária de Educação, Justina Bernardi, diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos, e o diretor-presidente do Centro de Convenções, Fernando Maraninchi.

Semana do Servidor

Neste ano, a Semana do Servidor está integrada à Semana integrada à SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho). A programação aberta na segunda-feira (18) segue até o dia 24 com diversas atividades, entre competições, palestras, workshops, entre outros.

Até agora, as atividades já envolveram mais de quinhentos servidores. Foram realizadas palestras motivacionais, city tour pela cidade, workshops sobre marketing digital, organização, além de temas relacionados à prevenção de acidentes no trabalho, tais como direção defensiva e segurança no trânsito e percepções de riscos/perigo. Nesta quinta-feira, além do lançamento do Programa de Educação Financeira, também foi realizado o Yoga Day, no Ginásio Sebastião Flor, em parceria com a Embaixada da Índia Brasileira.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá