Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura tem ampla rede de acolhimento para dar assistência completa a pessoas em situação de rua

17/03/23 às 11:26 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Cascavel conta com ampla gama de serviços estruturada para o atendimento a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Por contar com todo esse amparo, a Secretaria de Assistência Social tem condições de assegurar que ninguém fique nas ruas, uma vez que isso não é garantia de futuro, além de incentivar que continuem nessa situação.


A campanha “A melhor doação é ajudar quem está na rua a sair delas” incentiva a comunidade a prestar o verdadeiro amparo a esse público vulnerável: o  de acionar o Serviço de Abordagem Social para prestar o melhor encaminhamento. Os cidadãos podem fazer isso por meio do telefone (45) 98431-6376, que funciona 24 horas por dia. 


O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, destaca que o Município tem plenas condições de prestar o melhor auxílio. “Podemos e temos toda liberdade para pedir esse apoio para a população, porque nós damos todo o apoio necessário para pessoas em situação de rua. Nós garantimos alimentação, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Lógico que também é necessário que essas pessoas aceitem o atendimento, porque muitos ainda acabam não aceitando. Peço que deem uma oportunidade para essas pessoas saírem das ruas. É um objetivo muito simples e necessário para que a gente possa refletir com a sociedade”, explica o secretário. 

Leia mais:

Imagem de destaque
UTILIZADO COMO MOCÓ

Princípio de incêndio atinge posto de combustíveis desativado na região central

Imagem de destaque
EM CAMBÉ

Incêndio destrói parte de estoque de supermercado no Jardim Silvino

Imagem de destaque
RUA SÃO SALVADOR

Incêndio na região central de Londrina mobiliza o Corpo de Bombeiros

Imagem de destaque
TRADIÇÃO

Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público no Conjunto Lindóia

 
Segundo ele, ficar nas ruas acaba sendo ponto de partida para outras mazelas sociais, inclusive para o aumento da criminalidade, como tráfico de drogas, roubos, depredação de espaços particulares e públicos, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, dentre outros crimes e violação de direitos. 
 
REDE DE ACOLHIMENTO


Toda pessoa em situação de rua é primeiramente atendida pelo Centro Pop, ao qual esta vinculado a oferta do serviço de Abordagem Social. Esse serviço é destinado justamente a identificar, atender, acompanhar e monitorar as pessoas que estão em situação de rua, sejam elas adultas ou crianças/adolescentes, e assim fazer os encaminhamentos adequados ao realizar a abordagem no local. No entanto, as pessoas só são encaminhadas para acolhimento se concordarem, uma vez que elas não podem ser obrigadas a se retirar das ruas. 

 
Os adultos são encaminhados para acolhimento no Albergue ou na Casa Pop. Já as crianças são referenciadas a um dos Conselhos Tutelares de Cascavel e atendidas pela rede de proteção do município.


Somado a isso, o Município conta com a rede de serviços dos Cras (Centros de Referências de Assistência Social), que conta com nove unidades em Cascavel, distribuídas em várias regiões da cidade. Atendimento através de quatro CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), serviço especializado no atendimento de violações de direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Além disso, há os Centros de Convivência, como Eurecas I e II, Centro da Juventude, Praça Ceu, CCI Cascavel Velho, CCI Morumbi, CCI 14 DE Novembro. Nesses locais, as famílias têm acesso a uma série de serviços da Assistência que visa possibilitar oportunidades e um futuro digno a essas pessoas.


O programa Vida Nova já atua na recuperação de dependentes químicos, com a oferta de reabilitação, tanto de forma voluntária, como involuntária. 


A rede da Assistência Social é ampla e acessível aos cidadãos. Para isso, o Município busca unir forças com a comunidade para garantir o melhor atendimento a todos, de forma digna e visando um futuro melhor para as pessoas em situação de rua.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá