Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidente do STJ visita Itaipu e destaca papel da empresa para o desenvolvimento regional

24/06/22 às 19:12 - Escrito por Assessoria Itaipu
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, visitou a Itaipu Binacional nesta quinta-feira (23) e destacou o papel da hidrelétrica para garantir a segurança energética do Brasil e Paraguai, sócios no empreendimento. Ele também falou sobre os diversos programas da empresa para a promoção do desenvolvimento regional, social e de proteção ao meio ambiente. 


Segundo o ministro, que também é presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), a Itaipu contribui para a construção de um País mais justo e com qualidade de vida. “É assim que se constrói uma nação: com muito trabalho, com muita determinação, com tecnologia, mas satisfazendo o interesse do seu povo”, afirmou. 


Humberto Martins e comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior, e pelo diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell. Ele plantou uma árvore (jabuticabeira) no Bosque dos Visitantes e seguiu para a visita técnica à usina.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados


Na hidrelétrica, acompanhado por Risden, o ministro conheceu a Sala de Supervisão e Controle Central (CCR), observou o eixo da turbina em movimento, acompanhou os trabalhos de manutenção na caixa espiral da unidade geradora número 7 e desceu até a cota 40, no antigo leito do Rio Paraná. “Eu já estive na Itaipu algumas vezes, mas uma visita como essa é a primeira vez. Fico encantado e ao mesmo tempo vejo a grandeza e a pujança do Brasil”, afirmou.


Martins também comentou sobre a natureza jurídica de Itaipu, uma empresa binacional criada por tratado assinado por Brasil e Paraguai. “Para haver esse acordo de vontade de dois ou mais países, tem que ocorrer com segurança jurídica. E essa segurança jurídica é que faz com que outros países possam se espelhar no Brasil. Porque o Brasil está preparado, no campo da legislação, a exemplo do STJ, para dar essa estabilidade.” 


Seminário em Foz


Humberto Martins esteve em Foz do Iguaçu para participar, ainda na noite de quarta-feira (24), do seminário "Segurança jurídica e desenvolvimento econômico”, no Centro Universitário UDC. O evento contou com apoio da Itaipu Binacional e de outras instituições e com a presença de alunos dos cursos de Direito e de Relações Internacionais.  


O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, foi um dos palestrantes e mencionou o Tratado de Itaipu, assinado em 1973 por Brasil e Paraguai, como exemplo de segurança jurídica e referência em acordos binacionais.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá