Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeira captação de coração do ano é realizada no Hospital Universitário em Cascavel

13/02/23 às 15:30 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

   O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou na manhã desta segunda-feira (13), a primeira captação de coração em 2023. Também foi feita a captação do fígado, procedimento que o hospital já realizou este ano.

    

     A captação dos órgãos coração e fígado aconteceu com três médicos cardiologistas de Brasília com apoio da equipe multidisciplinar do HUOP. Essa é a primeira vez que uma captação de órgão é realizada para a capital federal. Os profissionais elogiaram a infraestrutura e as equipes multidisciplinares do HUOP que atuaram na captação dos órgãos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
COM TORNOZELEIRA

GM prende em flagrante dois homens com dois simulacros de armas de fogo

Imagem de destaque
RECOMENDAÇÃO À CMTU

MP e cooperados se reúnem na tentativa de melhorar gestão de coleta seletiva

Imagem de destaque
COVARDIA

Casal flagrado martelando cadela se apresenta à polícia acompanhado de advogado

Imagem de destaque
TRAGÉDIA NA RODOVIA

Duas pessoas morrem em acidente gravíssimo na entrada de Rolândia

       

     Os dois órgãos foram escoltados até o Aeroporto Regional do Oeste, Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel. No local, um jato da FAB (Forças Armadas Brasileiras) e um avião da casa civil esperavam o coração e o fígado que foram encaminhados para o Hospital do Coração do Brasil em Brasília, no Distrito Federal.

      

     O procedimento só pode ser realizado após a comprovação da morte encefálica de um paciente de 35 anos que deu entrada no Pronto Socorro do hospital na semana passada. A conclusão da morte encefálica aconteceu no fim de semana. O acolhimento da família do doador e todo o procedimento para a captação dos dois órgãos foi realizada pela Comissão Intra-hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HUOP.

 

Um ato de amor

      

     O HUOP tem se destacado na captação de órgão nos últimos anos, sendo serviço de referência para o acolhimento e acompanhamento familiar durante este momento doloroso.

      

     Em 2022, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)  encerrou o ano com mais de 70% na captação de órgãos.

      

      As pessoas que perdem um ente querido recebem todo o suporte psicoemocional dos profissionais do HUOP e em 2023, o foco é proporcionar cada vez mais ajuda e a captação de potenciais doadores de órgãos, se você tem vontade de fazer o bem, informe sua família e as pessoas mais próximas.

 

Como ser um doador de órgãos no Brasil

 

     Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. Há dois tipos de doador: o primeiro é o doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só serão doadores com autorização judicial.

      

     O segundo tipo é o doador falecido. São pacientes com diagnóstico de morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado, e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.


Foto e texto: Guilherme Silveira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá