Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro LIRA deste ano aponta índice alto de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Santa Helena

11/01/22 às 14:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Mesmo com 30% a menos que no ano passado, o último LIRA - Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti, realizado na última semana, apontou um volume alto de infestação do mosquito transmissor.

Em 2021, o Lira estava em 6% e agora, reduziu para 4,1%, o que ainda é bem acima do índice de 1% preconizado pelo Ministério da Saúde. Diante disso, a preocupação da secretaria municipal de Saúde se acentua e medidas estão sendo tomadas para prevenir uma epidemia de Dengue.

Em dezembro, por exemplo, os Agentes de Endemias com apoio de demais servidores, efetuaram um arrastão em todos os prédios públicos e agora, o pedido é para que a população faça sua parte: "Estamos em situação de alerta com grande risco de contágio da doença e um fato que chamou a atenção durante o levantamento de larvas, é que  os principais objetos que continham focos do mosquito foram bebedouros de animais, garrafas plásticas e embalagens descartáveis," afirma o diretor do departamento de Vigilância Saúde, Felipe Menin.

Leia mais:

Imagem de destaque
FOGO PROPOSITAL

Corpo de Bombeiros controla incêndio em barraco debaixo de pontilhão na BR-369

Imagem de destaque
45 QUILOS

PRF localiza carga de cocaína dentro da lataria de veículo em Arapongas

Imagem de destaque
BRAÇOS FRATURADOS

Homem é violentamente agredido e pede socorro para moradora no Vista Bela

Imagem de destaque
SEM RISCO DE MORTE

Acidente na Avenida dos Pioneiros deixa uma idosa de 93 anos ferida

Ele lembra ainda que os proprietários de imóveis podem ser multados diante do descaso com os objetos que armazenam água: "Já tivemos autuações emitidas para moradores e empresários que insistem em não averiguar o quintal, vasos de plantas, calhas e até mesmo os resíduos produzidos e que não são devidamente descartados, portanto, vamos unir forças para eliminar o vetor da Dengue" finaliza.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá