Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro LIRAa de 2023 indica risco de surto de dengue em Londrina

16/01/23 às 10:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) realizado nos dias 02 a 13 de janeiro demonstrou um índice de infestação de 5,50% em Londrina. O Ministério da Saúde alerta que quando o número ultrapassa os 3,9%, considera-se risco de surto. 


Em 2022, o primeiro LIRAa apontou o índice de 3,8% de infestação no mesmo período e caiu para 1,4% no segundo estudo, em abril. A época de chuvas potencializa o crescimento de criadouros com água parada e por isso, normalmente, o primeiro LIRAa do ano apresenta níveis críticos. 


O levantamento mostra que 87% dos criadouros com larvas e pulpas de Aedes aegypti foram encontrados em objetos de desuso, vasos de plantas e água de chuva armazenada. Os outros 13% foram encontrados em objetos dentro de casa. 

Leia mais:

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na BR-369, sentido Ibiporã

Imagem de destaque
ZONA NORTE

Dois motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no Jardim Barcelona

Imagem de destaque
ACIDENTE COM VÍTIMA

Caminhão carregado com combustíveis tomba na BR-376 em Ortigueira

Imagem de destaque
DURANTE A MADRUGADA

Criança de 10 anos é atingida por tiro na cabeça em loja de conveniência


Dos bairros com maior índice de focos da doença, os destaques foram a Vila Hipica, região oeste de Londrina, com 33,3% de densidade, seguida do Jardim Castelo, região leste, com 30,6% e Flores do Campo, região norte, com 30,2%.


Londrina já acumula 132 casos de dengue notificados na primeira quinzena de 2023, destes, um foi confirmado, quatro foram descartados e outros 127 seguem em análise. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá