Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem 800 castrações garantidas na primeira e segunda etapa

07/01/22 às 13:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Meyre Aquino é protetora de animais em Foz do Iguaçu há dez anos. Durante todo esse período, uma das maiores necessidades que enfrentou foi conseguir a castração para os animais que cuida. O cenário mudou assim que o Programa de Controle Populacional de cães e gatos da Prefeitura iniciou as castrações gratuitas em 2021 – desde então, cerca de 20 animais levados por Meyre realizaram a cirurgia.

“Essas cirurgias foram preciosas para o trabalho que realizo. Assim que eu fiquei sabendo já entrei em contato com os lares temporários e também resgatei alguns animais de rua para levar. Ficamos contentes por finalmente contar com um projeto que faça esse trabalho tão importante”, contou a protetora.

A coordenação da iniciativa é da Diretoria de Bem-Estar Animal, que obteve em outubro o aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/PR  para que a clínica contratada realizasse os procedimentos. Já foram realizadas 200 castrações, das 341 previstas para a primeira etapa – destinadas à população em situação de vulnerabilidade social e aos Protetores e Entidades de Proteção Animal cadastradas e credenciadas no Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
NÃO LOCALIZADO

Motorista colide contra poste perto do Parque Ney Braga e foge do local

Imagem de destaque
OBRAS

Superpostes da Avenida Carlos Gomes serão retirados neste fim de semana

Imagem de destaque
INCÊNDIO

Incêndio atinge residência abandonada na Avenida Tancredo Neves em Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Corpo de Bombeiros dá detalhes de acidente que deixou três pessoas feridas no Trevo Cataratas

“Os animais também precisam desse olhar atencioso do poder público. Os protetores e as ONGs fazem um trabalho muito bonito e louvável resgatando cães e gatos abandonados, alimentando e procurando um lar com amor para eles. Devemos estar cada vez mais atentos a iniciativas que contribuam de forma impactante no trabalho”, afirma o prefeito em exercício, delegado Francisco Sampaio.

Ações para 2022

Neste início de ano as castrações seguem sendo feitas até o cumprimento da meta estabelecida. A Diretoria de Bem-Estar Animal buscou também a licitação de serviços para o Castramóvel, que deverá realizar cerca de 400 novas cirurgias.

Ainda visando avançar no controle populacional de cães e gatos no município, a Diretoria está em tratativas de convênios com as universidades UniAmérica e União Dinâmica das Cataratas (UDC), com a pretensão de realizar mais 1230 castrações durante o ano de 2022.

Além dos investimentos da prefeitura, a iniciativa conta com o apoio de emendas impositivas do legislativo municipal e estadual, o que permitirá a realização de cerca de 3 mil castrações para este ano.

“Já está em andamento o processo para credenciar clínicas veterinárias, além de outros programas, como o programa de distribuição de rações que resultou na distribuição de cerca de 27 toneladas de ração para cães e gatos em 2021 e prevê para 2022 a distribuição de 60 toneladas de ação, um dado relevante a ser mostrado, comparado a outros municípios no Paraná”, afirma a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Lopes.

“É importante unir forças e termos convênios para ampliarmos o trabalho em prol da causa animal na cidade. Nossa missão para 2022 é avançarmos significativamente neste sentido”, complementa Keila.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá