Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa de prevenção à evasão escolar de Cascavel é referência nacional

14/05/21 às 18:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Instituído pela Lei 6.955/2019, o Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar, vinculado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação, em colaboração com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, é referência nacional e tem servido de modelo para municípios de diferentes estados do Brasil.

Cascavel é um dos poucos municípios brasileiros que possui um programa com equipe própria, composta por professores, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos e que realiza busca ativa de alunos.

O foco do programa é garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória, promovendo a inclusão e reinserção daqueles em situação de evasão escolar ou infrequência injustificada, ou em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

Neste ano, desde fevereiro, o programa  registou 745 casos de evasão - 659 em escolas e 86 em Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).O coordenador do programa, Vanderlei Agusto da Silva, mais de 90% dos casos de evasão escolar tem resolutividade. “Os casos sem resolução são de famílias que mudaram de cidade e não pediram transferência, de negligência ou omissão das famílias. Quando a negligência é identificada, o caso é encaminhado ao Conselho Tutelar”, explica Vanderlei.

No ano passado, o programa recebeu 2219 fichas, realizou 985 visitas e encaminhou 212 casos ao Conselho Tutelar.

O Município assumiu o controle da evasão escolar no ano passado. Até então, a responsabilidade do controle da evasão na rede municipal era compartilhada entre o Município e o  Estado. A municipalização era um projeto do prefeito Leonaldo Paranhos para que o Município acompanhe de perto a situação dos alunos e possa auxiliar as famílias, principalmente aquelas em vulnerabilidade social.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá