Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL é contra PL que visa transferir gestão de HUs do Paraná à Sesa

02/12/22 às 09:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!
Na última quarta-feira (30), foi enviado à Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) um (Projeto de Lei) que visa unificar a gestão de recursos dos HUs (Hospitais Universitários) do Estado à Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná).


Os hospitais são atualmente administrados pelas universidades e, pelo PL 522/2022, passarão a ter participação da Secretaria de Saúde em decisões pertinentes à gestão das instituições. 


O HU da UEL (Universidade Estadual de Londrina) se manifestou em nota, alegando que as universidades não participaram da elaboração do PL e que a medida é prejudicial à instituição por tratar de maneira geral assuntos pertinentes à especificidade de um hospital universitário, que tem ligação direta com a universidade. 


A nota ainda fala sobre medidas discutidas e decididas com a Sesa que nunca foram colocadas em prática.

Leia mais:

Imagem de destaque
OUTROS CRIMES

Suspeitos de assalto mortos durante confronto com a Rotam são identificados

Imagem de destaque
MORADORES ATENTOS

Dupla é flagrada invadindo e furtando apartamentos no Centro de Londrina

Imagem de destaque
"GERAÇÃO DO ESQUECIMENTO?"

Livro de Vinícius Gomes mostra os desafios de compreender adolescentes de hoje

Imagem de destaque
ESTOQUES BAIXOS

Municípios da região registram falta de doses da vacina contra a dengue


"Sobre a gestão dos HUs, a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) convocaram reunião com reitores e direções dos Hospitais Universitários, em 23 maio deste ano, com o objetivo de debater o “Planejamento dos Hospitais Universitários estaduais”. Após intenso debate, ficou acordado a constituição de grupos de trabalho para tratar do tema. A UEL indicou os nomes da Administração que trabalhariam na temática, e, desde então, buscou-se, insistentemente, notícias sobre o início dos trabalhos. Entretanto, os grupos de trabalho nunca foram convocados", diz a nota. 


A Reitoria da UEL enviou ofício à Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) solicitando a suspensão da tranmitação do PL, que possibilita a organizaão de reuniões e audiências, garantindo a participação dos hospitais, universidades e população. 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá